Senac

Rio Grande do Sul

Escolha seu Curso

Notícia

Porto Alegre, 24/01/2018

Alunos do Senac Cachoeira do Sul criam projeto social para pacientes com câncer

Alunos do Senac Cachoeira do Sul criam projeto social para pacientes com câncer

A solidariedade faz parte do aprendizado no Senac, e os alunos estão dando um exemplo de cidadania em Cachoeira do Sul. Os estudantes do Programa Jovem Aprendiz criaram o projeto “Biblioteca no Centro Regional de Oncologia”, que consiste na criação de um ambiente onde a leitura é uma forma de entretenimento para os pacientes diagnosticados com câncer, aliviando sua rotina de tratamento oncológico. O local será inaugurado dia 26 de janeiro no Hospital de Caridade e Beneficência. 

O projeto foi desenvolvido pelos aprendizes do curso de Aprendizagem Comercial em Serviços Administrativos André Luís Leal da Cruz, Felipe Styzey, Lauren Longhi da Silva e pelas docentes Greice Tomazetti e Martiela Knappe. A professora Martiela conta que o projeto surgiu dentro da sala de aula, a partir de um dos Projetos Integradores do curso de Aprendizagem. "O tema gerador do primeiro projeto é atendimento ao cliente, e quando lancei a ideia, de buscarem nas empresas onde realizam as horas práticas oportunidades de melhoria quanto ao tratamento ofertado, esses alunos que trabalham no Hospital de Caridade e Beneficência logo pensaram no setor de oncologia, pelo número de pacientes e pelo tempo que ficam esperando pelas sessões de quimioterapia e demais tratamentos médicos”, conta. “A ideia é que os pacientes tenham cultura e entretenimento disponíveis durante a espera, além de um ambiente mais aconchegante e que ‘fuja’ um pouco do que normalmente se vê em um ambiente hospitalar”, explica a docente. 
 
O projeto prevê a criação de um ambiente decorado com um aspecto leve e uma iluminação adequada à leitura, uma “geladeira literária” e acentos confortáveis. Além disso, também será disponibilizado, aos pacientes em aguardo de atendimento, uma estante de livros. Semanalmente uma voluntária proporcionará ajuda na distribuição dos materiais, promovendo leitura para os pacientes, ajudando na organização do ambiente, limpeza e recepção aos novos leitores. 
 
“Além de desenvolver nos alunos a iniciativa de realizarem atividades dentro das organizações onde atuam, ou seja, deixarem a sua marca nas empresas, acima de tudo está o valor social. A preocupação com o próximo e o entendimento da responsabilidade que cada um deles tem dentro da organização não só como profissionais, mas como pessoas que atendem outras pessoas debilitadas, é fundamental. Eles perceberam que pequenas atitudes podem transformar o dia e até a vida desses pacientes”, ressalta Martiela.
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato