Senac

Rio Grande do Sul

Escolha seu Curso

Notícia

Porto Alegre, 05/04/2018

Virada Sustentável 2018: Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac promove ações de bem-estar, educação e cultura

Virada Sustentável 2018: Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac  promove ações de bem-estar, educação e cultura

Entre os dias 06 e 08 de abril, Porto Alegre recebe a 3ª edição da Virada Sustentável. Serão mais de 180 atividades gratuitas, como palestras, seminários, oficinas e atrações culturais, acontecendo simultaneamente em diversos pontos da capital gaúcha. O Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac é um dos parceiros do evento, e promove grande parte da programação com ações artísticas, educativas, de bem-estar e conscientização. Além de espaços públicos e ruas, algumas instituições irão abrir suas portas para receber o projeto, que tem o objetivo de apresentar a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população. O Sesc Protásio Alves é um desses Ecopontos e abrigará intenso cronograma. Confira abaixo a programação.

No final de semana (07 e 08/04), o Sesc promove apresentações musicais e teatrais, no Parque da Redenção, junto ao Espelho D água, no palco Bambu. As atrações iniciam às 11h e incluem destaques como o acústico “Mulher Popular Brasileira”, da intérprete Lila Borges e o show de Zé Caradípia e Elisa Fernandes. Também serão disponibilizados brinquedos infláveis com monitoria para crianças até quatro anos. Estará aberta, ainda, para o público a Tenda de Educação e Saúde, com testes e orientações. No sábado (07/04), das 9h40 às 10h30, o Sesc também realiza, por meio do Programa Mesa Brasil Sesc, a Oficina de EcoGastronomia – Aproveitamento Integral dos Alimentos, na Redenção próximo ao Largo da Setembrina. Mais informações pelo site www.viradasustentavel.org.br/conteudos/porto-alegre. 

Quem circular pelo Ecoponto da Redenção nos dias 07 e 08 também poderá conhecer os projetos Livremente e E-trash, ambos desenvolvidos pelos alunos e professores do Senac Comunidade. O projeto Livremente visa sensibilizar os participantes da Virada Sustentável a doar e/ou trocar livros de forma gratuita. Já o E-trash propõe o descarte inteligente e prático de resíduos eletrônicos em parceria com uma empresa de Gestão de Resíduos. O Senac-RS também promove uma oficina gratuita na Tenda Ecogastronomia (Av. José Bonifácio, s/n - esquina com Rua Santana) no sábado, na Redenção, com o professor da Faculdade Senac Porto Alegre Tiago Both.
 
Sobre a Virada Sustentável 2018 – Com os temas Empreendedorismo e Inovação Sustentável, Educação para a Sustentabilidade, e Ecogastronomia e Alimentação Saudável, o festival reúne diversas atrações e atividades que serão realizadas simultaneamente em diferentes locais e em cinco Ecopontos principais da Capital Gaúcha: a Casa de Cultura Mario Quintana, a Associação Cultural Vila Flores, o Parque da Redenção, Unisinos e o Sesc Protásio Alves. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. A Virada Sustentável envolve a articulação e a participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades com a finalidade de despertar a consciência na sociedade, criar redes colaborativas e formular uma pauta positiva para a sustentabilidade. Saiba mais em http://www.viradasustentavel.org.br. 
 
Virada Sustentável 2018
Programação do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac
 
05 a 08 de abril – Quinta a Domingo
9h às 20h
- Sesc Protásio é um dos Ecopontos de coleta de materiais, como eletrônicos (Cooperativa Paulo Freire), tampinhas (Tampinha Legal), frascos, maquiagem, produtos de beleza (Lojas Renner) e óleo de cozinha (Ecológica).
 
 
05 de abril – Quinta-feira
9h e 14h
- Ecotrilha guiada e oficinas comunitárias, no Sesc Protásio Alves (Av. Protásio Alves, 6220). 
 
 
06 de abril – Sexta-feira
9h e 14h
- Ecotrilha guiada e oficina sobre composteira doméstica, ministrada pela bióloga do Sesc Protásio Alves (Av. Protásio Alves, 6220).
 
 
07 de abril - Sábado
9h às 13h
- Sesc Saúde com testes e orientações no Ecoponto da Redenção, junto ao Espelho D água
 
9h e 14h
- Ecotrilha autoguiada no Sesc Protásio Alves (Av. Protásio Alves, 6220).  
 
9h às 18h
- Brinquedos Infláveis Sesc com camas elásticas, mesas de ping pong, mesas de fla flu, tombo legal, orbital, slackline e brinquedos plásticos com monitoria e direcionados a crianças de até 04 anos, no Parque Farroupilha (Redenção), junto ao Espelho D água, no Palco Bambu
 
- Feira de Troca de Livros Livremente - Senac Comunidade, no Ecoponto da Redenção
 
- Projeto E-Trash - Senac Comunidade, no Ecoponto da Redenção
 
9h40 às 10h30
- Oficina de EcoGastronomia – Aproveitamento Integral dos Alimentos
- Local: Tenda na Redenção próximo ao Largo da Setembrina
 
11h
- Atividade Cultural “Lila Borges – Mulher Popular Brasileira”, no Parque Farroupilha (Redenção), junto ao Espelho D água, no Palco Bambu. 
 
- Atividade Cultural “Bate & Sopra Músicos em Fanfarra”, no Parque Farroupilha (Redenção), Brique da Redenção. 
 
13h30
- Oficina Ecogastronomia “Purê de moranga com manteiga de sálvia e farofa de moranga” com o professor da Faculdade Senac POA Tiago Both
Local: Tenda Ecogastronomia, no Ecoponto da Redenção
 
15h
Atividade Cultural “Recital Caio do Céu com Déborah Finochiaro”, no Parque Farroupilha (Redenção), junto ao Espelho D água, no Palco Bambu. 
 
 
08 de abril - Domingo
9h às 12h
 
- Tenda da Educação e Saúde com Oficina Móbile de Coração Bons Fluídos (Programa Envolva-se Sesc)
Local: Parque Farroupilha (Redenção)
 
9h às 13h
- Sesc Saúde com testes e orientações, no Ecoponto da Redenção,  junto ao Espelho D água
 
9h e 14h
- Ecotrilha autoguiada no Sesc Protásio Alves (Av. Protásio Alves, 6220).  
 
9h às 18h
- Brinquedos Infláveis Sesc com camas elásticas, mesas de ping pong, mesas de fla flu, tombo legal, orbital, slackline e brinquedos plásticos com monitoria e direcionados a crianças de até 04 anos, no Parque Farroupilha (Redenção), junto ao Espelho D água, no Palco Bambu
 
- Feira de Troca de Livros Livremente - Senac Comunidade, no Ecoponto da Redenção
 
- Projeto E-Trash - Senac Comunidade, no Ecoponto da Redenção
 
11h
- Atividade Cultural “Zé Caradípia e Elisa Fernandes”, no Parque Farroupilha (Redenção), junto ao Espelho D água, no Palco Bambu. 
 
- Atividade Cultural “Senhora Felicidade - Iyalodê Idunn”, no Parque Farroupilha (Redenção), Brique da Redenção. 
 
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato