Senac

Rio Grande do Sul

Escolha seu Curso

Notícia

Porto Alegre, 06/06/2018

Técnico em Administração: diversidade de segmentos e mercado em crescimento

Técnico em Administração: diversidade de segmentos e mercado em crescimento

Segundo a consultoria Serasa Experian, cinco mil empresas abrem as portas todos os dias no Brasil. O mercado de trabalho é amplo e busca profissionais qualificados. Uma das áreas que está em constante crescimento é a da Administração. Segundo o docente do Senac Cachoeira do Sul Rogério Estrazulas Nunes uma das vantagens são as diversas possibilidades que a profissão proporciona. “O Técnico em Administração, por exemplo, permite que quem o conclua seja um profissional ‘generalista’, ou seja, alguém que consiga atuar em todos os segmentos da Administração ou então que atue em uma de suas áreas como Recursos Humanos, Logística ou Marketing”, explica o professor.

Rogério destaca as características que os profissionais da área devem ter para se destacar no mercado de trabalho: “o Técnico deve ter um comportamento ético, ser proativo, saber fazer a mediação de conflitos, espírito de liderança, e principalmente saber qual o seu papel na sociedade como cidadão”, afirma. Segundo o professor, a principal carência desse segmento é de mão de obra qualificada. “Os profissionais têm que estar em constante atualização e buscar aprimoramento. Há muita dificuldade das empresas em contratar trabalhadores a altura dos cargos oferecidos. Falar uma segunda língua é quase que uma obrigação”, ressalta.
 
Os setores e departamentos que compõem a estrutura das empresas apresentam fluxos de processos e formas de comunicação internas que requerem profissionais capazes de compreender o funcionamento e a dinâmica de cada área da organização. Nesse contexto, o Técnico em Administração ganha destaque. “O mercado de trabalho para administração continua em alta. As áreas de Marketing, Logística e principalmente de Gestão de Pessoas (RH) estão em ascensão, conforme vários sites que tratam de empregabilidade. Eu constantemente digo para meus alunos que sempre há espaço para os bons profissionais. A diversidade da profissão de Administrador permite que os formados possam atuar em vários campos, abrindo muitas possibilidades de colocação”, destaca Rogério.
 
De acordo com o docente, para quem pretende ter seu próprio negócio, são inúmeras as possibilidades de empreender neste segmento. “Pode-se atuar como consultor em todas as áreas de administração. Também é possível criar empreendimentos na área de Logística, Marketing e Recursos Humanos”, explica Rogério. “Pode-se também, por exemplo, criar uma empresa de Recrutamento e Seleção. Há muito campo para empreender neste segmento, basta ser criativo e pesquisar o mercado”, finaliza.
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato