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Rio Grande do Sul

Artigo

Você sabe motivar?

por Paulo Guilherme Michopullos Baldini - Docente do Senac Informática

 

Uma das coisas mais difíceis que existem é lidar com pessoas. Quantas vezes você já ouviu essa frase? Mas, e você? Sabe como “tratar” as pessoas? Sabe como identificar os comportamentos das pessoas? Seja você um líder, um gerente ou um colega de trabalho, a habilidade de motivar  pessoas é fundamental para que alcance seus objetivos profissionais e pessoais. Ajudar a si mesmo e aos outros a se tornarem permanentemente motivados é uma ferramenta de altíssima importância para que qualquer pessoa tenha sucesso em todas as áreas da vida e carreira.

Aqui apresento algumas considerações sobre este tema, que eu acredito serem válidas. Procure exercitar e aplicar estas ideias, assim como tenho recomendado nos meus artigos anteriores, para que as aprimore. Acredito que todas as pessoas têm igual capacidade para desenvolver esta e outras características. Basta estar aberto à novas ideias e conceitos. Saiba filtrar estas informações à sua maneira e identifique maneiras de trazê-las para a sua realidade. Todos são capazes de motivar. Basta ter a mentalidade e comportamento motivadores.
Para tornar-se um bom motivador, é necessário entender a si mesmo e aos outros. Torne-se mais consciente de porque você faz e o que faz, aprenda a controlar as suas emoções. Isso vai ajudá-lo a obter resultados. Quando eu falo em entender a si mesmo e aos outros, refiro-me a:

1 – Descubra o que te motiva e use seus valores para dirigir a sua vida;

2 – Motive a si mesmo, controlando as suas emoções e reconheça seus motivadores pessoais; 3 – Aprenda a concentrar-se identificando o que você realmente quer e concentrando-se naquilo que você estabeleceu como prioridade (lembram do artigo sobre administração do tempo?);

4 – Desenvolva as ideias corretas tomando por norte as vivências de grandes motivadores e mude o que achar necessário.

Outra coisa que é importante  pontuar, é que é preciso estruturar o sucesso. Estudando as teorias motivacionais – cito a mais famosa: a Pirâmide de Necessidades de Maslow – você pode se estruturar para o sucesso, mas tenha a certeza de que irá enfrentar obstáculos. Você deverá estabelecer metas, lidar com a resistência dos acomodados ou conformados e implementar mudanças estruturais que te ajudarão a alcançar o sucesso motivacional que você precisa. Neste momento do meu texto, posso pontuar que:

A – Você deverá fazer uso das teorias motivacionais para identificar e satisfazer necessidades em escala de importância suas e das pessoas que você deseja atingir, começando com as mais primárias;

B – Criando motivações duráveis você elimina maus hábitos e fortalece seu desejo pessoal de atingir um “supermotivador”, esforçando-se para atingir a maestria;

C – Permita a você e às pessoas conhecer efetivamente o que você espera, perguntando e compreendendo os resultados que deseja atingir;

D – Identifique através de perguntas para você mesmo e para seus colegas e estabeleça metas concretas que os motivem. É possível usar estímulos visuais para potencializar os seus desejos.

No mercado tão competitivo de hoje é muito complicado encontrar e captar pessoal motivado. Se você os encontrou, como fazer para mantê-los motivados? Como administrar e manter a sua motivação é igualmente um desafio. Como captar? E o pior: como manter?

1 – Recrute as pessoas corretas, identificando de forma adequada a sua real necessidade e estruturando o processo seletivo de forma a identificar as características certas daqueles que estão envolvidos neste processo;

2 – Treine constantemente para desenvolver, criando metodologias eficazes e desenvolvendo ferramentas igualmente eficazes para estimular o aprimoramento constante. Monitore os resultados para verificar a eficácia destes mecanismos;

3 – Faça reuniões que motivem, tornando estes encontros mais dinâmicos e estimulando a participação de todos. Certamente estimulando a participação de todos, se desenvolverão grandes talentos;

4 – Use a recompensa como principal fator motivacional, adequando à cultura de recompensas da empresa. Reconheça de forma justa a excelência de acordo com o que motiva realmente as pessoas. Ou seja, enquanto alguns se motivam recebendo um aperto de mão do seu gestor, outros não.

Talvez uma das coisas mais difíceis: escutar as pessoas de forma imparcial. Mas, por favor, escute para aprender. Muitos pensam que motivação é algo que damos as pessoas como se fosse uma medalhinha, mas na verdade nosso papel é desenvolver a motivação que todos têm no seu íntimo. Nosso papel é conhecer aqueles que nos rodeiam e ajudá-los a identificar e desenvolver aquilo que lhes é motivador. Para conseguir despertar estas características, reflita sobre estes tópicos:

 1 – Instrua com eficácia, usando ferramentas de instrução adequadas à cada necessidade. Use de diferentes técnicas para instruir, pois as pessoas recebem as informações de formas diferentes;

2 – Faça as perguntas certas, identificando as crenças limitadoras e as necessidades mais primárias das pessoas;

3 – Foque na atenção, usando de uma escuta reflexiva e tentando colocar-se no lugar da pessoa que está expondo as suas necessidades;

4 – Aprenda a dar o feedback no momento certo e da forma adequada, pois um posicionamento positivo e desenvolvimentista aplicado na hora adequada, mesmo que seja sob um aspecto negativo do ouvinte, vai soar bem pois será visto com ótica positiva e construtiva.

E para fechar o ciclo, diria que se você não conseguir sustentar a motivação, de nada valerá todo o esforço anterior. Conhecer muito bem si mesmo e sua equipe é um fator determinante para a motivação sustentável. Há muitas maneiras para saber mais a respeito das pessoas que nos rodeiam em nossos círculos sociais, familiares e profissionais.

1 – “Ligue-se” nos outros, lendo as comunicações não verbais (a linguagem corporal da pessoa), compreendendo como elas te transmitem essas informações;

2 – Perceba que as informações são recebidas pelas pessoas de maneira diferente, portanto use “filtros pessoais” e paute os seus feedbacks nestes filtros;

3 – Associe-se ao sucesso, fazendo uso de diferentes recursos – os mais eficazes são os visuais – para potencializar a motivação, e trazendo para a sua realidade e de seus familiares e/colaboradores, os exemplos de sucesso. Exemplos concretos de motivação, persistência e superação são muito mais eficazes que horas e horas de palestras.

Agora só depende de você. Não esqueça que a motivação está lá e que ela pode mudar a sua vida e a daqueles que estão à sua volta. Torne-se a referência, torne-se o multiplicador, torne-se o exemplo de sucesso. Torne-a motivação e faça a diferença na vida da sua família, amigos, colegas de trabalho e colaboradores. 

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