Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Metodologia para a maturidade: a tecnologia é para todos

por Tanise da Silva Portela

Os mais velhos encontram nas novas tecnologias uma realidade diferente daquela que tinham até então. Eles procuram aprender e se beneficiar das oportunidades e facilidades que, por exemplo, os computadores podem propiciar. A Terceira Idade é um segmento que está cada vez mais se interessando pela informática, principalmente pela utilização da Internet e dos aplicativos como editor de texto, planilhas e outros. 

Contudo, algumas barreiras são encontradas ao tentarem a interação com as novas tecnologias, como a memorização e a coordenação motora. Diante disso uma dica fundamental é participar sem medo, mas com entusiasmo, alegria, diversão. Estamos em contínuo processo de aprendizado, sempre haverá novas informações. Os benefícios sobrepõem às barreiras. E são muitos: aprendizagem, bom humor, alegria, êxtase. Isso, além de conhecer o mundo sem sair de casa (culturas, pessoas, amigos, etc) e conversar com seus amigos através dessa grande tecnologia que temos atualmente. 

Na sala de aula, os alunos chegam cheios de expectativas para conhecer o computador e suas ferramentas. Querem aprender a navegar na internet, conhecer o mundo, conversar com seus netos e filhos através dos novos meios de comunicação, como Skype e correio eletrônico. Uma característica interessante é que eles são insistentes, pois necessitam de treino para que mais tarde, sozinhos, consigam realizar suas tarefas de forma satisfatória. O retorno é fantástico ao ver a evolução durante o curso e a curiosidade sendo saciada, bem como, as barreiras deixadas de lado, ou seja, derrubadas. 

No Senac, o curso Informática para Maturidade tem uma metodologia especial para os mais velhos, para que possam exercitar e memorizar as novas informações. 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato