Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Saiba como criar aplicativos para celular de maneira fácil

por Válter Brandenburger Vasconcellos

A área de Informática é muito ampla, e é isto que fascina, pois também está em constante atualização. Rotina não existe, sempre há algo novo a descobrir, para quem é entusiasta ou mesmo profissional da área. Embora não seja programador profissional e atuante, mas profissional da área em setores como Design Gráfico e Web, Instalação e Configuração de Sistemas, Cabeamento de Redes e Montagem e Configuração de Hardware, a pouco descobri uma preciosidade: o appInventor. 

Hoje, basta olhar para o lado e vemos alguém utilizando o celular. Para tudo, desde ouvir músicas, assistir vídeos, se comunicar ou navegar na Internet (o que a alguns anos, e não muitos, era raro). Dispositivos móveis estão aí, e saber criar aplicativos e programas para eles se torna um bom negócio. E é neste ponto que entra o appInventor. 
Com conhecimentos mínimos é possível criar aplicativos funcionais, e sem tocar em uma linha de código. Ele funciona como uma espécie de “lego”, onde encaixamos peças que são os blocos de programação, e estes se encaixam de forma intuitiva. Da mesma forma, criar o visual do programa, a interface, é algo muito tranquilo. Clicar e arrastar e algumas configurações. 

Há muito material disponível, como tutoriais online. E o appInventor não é um programa que se instala: é totalmente online! Basta uma conta no Gmail (sim, ele foi criado pelo Google, mas hoje é mantido pelo MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts, um dos maiores do mundo em inovação). 

Segue abaixo dicas de sites e materiais:

Para acessar o appInventor: http://ai2.appinventor.mit.edu/ 

Canal Super Pablo Bros, com muitos vídeos tutoriais bem organizados: https://www.youtube.com/user/pablllu/videos 

Exemplos de códigos (Code Snippets), está em inglês, mas vale a pena: http://puravidaapps.com/snippets.php 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato