Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Diminuição de Consumo de Energia em Microcontroladores

por Válter Brandenburger Vasconcellos

Criei meu primeiro dispositivo usando microcontroladores e plataformas como Arduino!!! Uhu!!! Legal, mas como alimentá-lo? Duas opções: Ligar a uma fonte de energia, por exemplo um eliminador de pilhas, como um carregador de celular adaptado. Mas e se sua criação foir do tipo portátil e inovador? Como roupas inteligentes, pulseiras e objetos que atrapalharia sua função ligar a uma tomada? Pilhas e baterias!

Até aqui nada de mais, tudo tranquilo, mas se você já fez algum projeto deste tipo ou fará, irá se deparar com um pequeno porém: a bateria irá durar provavelmente poucos dias, ou mesmo dois dias. Então o gasto com elas será alto. Acreditem: isto acontecerá, e esta questão de autonomia é fundamental para diferenciar seu projeto.

Do que adianta um super celular por exemplo, com várias funções, se ele terá um tempo de uso limitado a poucos minutos ou horas?

Isto ocorre devido ao consumo constante do microcontrolador, que embora exija pouca tensão (de 3 a 9V) e baixa corrente, é constante e acaba consumindo a bateria ou pilhas.

Dicas importantes: revise seu código e simplifique ao máximo. Quanto menor o processamento, menor o consumo constante. Então se dois códigos diferentes fazem a mesma tarefa, o de menor número de linhas será mais econômico. Então simplifique sempre, em todo projeto.

Em relação a parte física, eletrônica, sempre calcule a potência média de cada aplicação. Isto exigirá conhecimentos em cálculos básicos e eletrônica, mas quem se aventura por estas áreas com aplicações como robótica e mecatrônica geralmente é um geek/nerd fissurado por estudos deste tipo, experimentos, laboratórios e projetos, então iupiii!!! =D

Aventure-se também a usar outros microcontroladores que não sejam os ATMEga como os usados no Arduino. Os PIC costumam ser mais difíceis de programar e implementar, mas alguns modelos são mais econômicos. E ainda existe um programa gratuito que calcula o tempo de vida da bateria e pilhas baseado no consumo (Microchip XLP Battery Life Estimator).

 

Ai vai algumas dicas de sites e links interessantes sobre o assunto:

http://pt.slideshare.net/danielrodriguesdesousa90/lowpower-como-reduzir-o-consumo-de-energia-do-seu-produto-e-aumentar-a-vida-til-da-bateria

http://br-arduino.org/2014/12/arduino-e-bateria-providencias-simples-para-reduzir-o-consumo.html

http://www.embarcados.com.br/reduzir-o-consumo-em-sistemas-com-microcontroladores/

E bons projetos!!!

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato