Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

O que é SEO?

por Márcia Ferreira Castagna - Docente do Senac Informática

Imagine a seguinte situação: você publicou um site e gostaria muito que quando os usuários realizassem pesquisas nos mecanismos de busca como o Google ou Bing, o seu site viesse nos primeiros resultados. E desta forma, aumentar as chances de chegar ao seu público-alvo. Neste artigo, iremos focar no Google por ser um dos mais utilizados, representando mais da metade das buscas realizadas na internet.

Existem diversas técnicas e estratégias que permitem um melhor posicionamento nos mecanismos de buscas, chamamos esta atividade de SEO (Search Engine Optimization), em português, otimização de sites para mecanismos de busca.

A primeira etapa a ser realizada, é selecionar as palavras-chaves que serão utilizadas no site. É a partir destas que os motores de busca realizam a indexação para posterior busca.

Existem diversas ferramentas que nos auxiliam nessa etapa. Vejamos a seguir duas delas:

Google Adwords Keyword Tool (https://adwords.google.com/select/KeywordToolExternal): ferramenta do Google que permite descobrir as palavras-chave relacionadas ao conteúdo do site, exibindo a relevância de cada termo ou a média mensal de pesquisa. Em outras palavras, permite descobrir se os usuários se interessam mais pelo termo “Java” ou “curso Java” e com isso compreender o grau de interesse das pessoas em relação ao seu produto.

Google Trends (http://google.com/trends): outra ferramenta do Google que permite comparar termos, mostrando de forma gráfica qual foi interesse em um determinado período, consultas relacionadas e a sazonalidade (algumas palavras são mais pesquisadas em uma região que em outra região, por como exemplo páscoa ou carnaval).

 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato