Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Planilhas Eletrônicas

por Norberto Uhry

Em 1979, Dan Bricklin e Bob Frankston criaram o VisiCalc para rodar no micro Apple II - o primeiro programa desse tipo. O VisiCalc permitia a preparação de orçamentos, análises financeiras que eram inviáveis nos computadores de grande porte e mainframes, utilizados pelas empresas na época. Logo foram sendo produzidas versões para os diversos microcomputadores existentes.

Algumas empresas que foram criadas, e outras já existentes, passaram a produzir editores de planilhas como a Computer Associates produzindo a SuperCalc; a Lotus produzindo o 1 2 3; a Borland com o Quattro; a Microsoft, com o Multiplan, mais tarde passou a produzir o Excel - o primeiro software com a possibilidade de trabalhar com várias planilhas, usar interface gráfica e o uso de mouse.

O Excel produzido pela Microsoft aos poucos foi se tornando o mais popular entre todos os softwares desse tipo, a cada nova versão novos recursos são acrescentados, fazendo do Excel essencial na administração de pequenas, médias e hoje até mesmo de grandes empresas, também na área financeira de empresas de todo o porte, profissionais liberais até mesmo no controle financeiro pessoal, é fantástico para o controle das nossas receitas e despesas.

Saber utilizar o Excel de forma eficiente, utilizando-se de forma correta e adequada os recursos desde software não é algo que se possa fazer sem auxílio, sem recursos didáticos. Ser um autodidata no Excel é bastante incomum e normalmente, as pessoas utilizam de forma inadequada e ineficiente os recursos, ou mesmo não utilizando os recursos existentes.

Para capacitar os profissionais que necessitam utilizar os recursos do Microsoft Excel de forma adequada e eficiente o Senac, ministra cursos conforme a necessidade do aluno em quatro módulos: - No módulo de Excel Fundamental o objetivo é dar o primeiro contato com o software, criando planilhas, gráficos, imprimindo e editando planilhas; assim como utilizando funções para a criação de fórmulas; - No módulo Excel Avançado o objetivo é a construção de planilhas com fórmulas com funções avançadas, utilizando dos recursos de Tabela Dinâmica para análises gerenciais assim como a criação de Macros e outros recursos avançados do Excel; - No módulo Excel Dashboard - Planilhas Gerenciais o objetivos é a criação de planilhas na forma de painéis para análise de desempenho e/ou performance empresarial; - No módulo de Excel VBA objetiva a criação de rotinas de programação para a criação de funções avançadas.

Dessa forma, é possível perceber a complexidade do Microsoft Excel bem como sua importância para o gerenciamento de empresa de todos os portes até mesmo finanças pessoais.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato