Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Marketing Pessoal: esta é a sua marca

por Luciane Russo Dalcol - Professora do Curso Técnico em Administração

A expressão do momento está em nosso cotidiano e em diversas situações: seja no trabalho, na política, no encontro com amigos ou até mesmo nas mídias sociais. Sim, pois até mesmo as mídias sociais se tornaram um lugar comum de encontros, debates e porque não, de alguns confrontos. Alguns ainda teimam e acreditam que marketing pessoal não leva a lugar nenhum e gostaria que você, ao ler este texto, também veja que ele é necessário nas mais diversas situações do nosso cotidiano. 

O conceito de marketing pessoal é extremamente novo. Vou trazer o meu bom e velho amigo, o dicionário Houaiss que diz: o conceito de marketing pessoal e profissional é aliar as ferramentas do marketing empresarial aos objetivos de ampliar e realizar o potencial do indivíduo no mercado de trabalho e em suas relações pessoais. Se você for procurar a definição vai encontrar tantas outras, embora ela seja órfã de pai e mãe e sem data específica de nascimento. Foi no final dos anos 90 e início do século XXI que aos poucos empresas, empresários, profissionais autônomos, políticos e, até nós reles mortais, pudemos utilizar os bons frutos desta ferramenta. Sim, é uma ferramenta e pode te ajudar neste mundo tão competitivo e globalizado em que hoje nos encontramos. 

Acredite, não tem receita de bolo, mas algumas coisas hão de se pensar dentro desta área, lembre-se: todos nos precisamos vender nosso peixe! Nem que seja na balada de sábado à noite. Precisamos nos destacar em meio à multidão. E se você for mulher, o trabalho é dobrado: roupa, cabelo, maquiagem, acessórios perfume e alguma coisa a mais que devo ter esquecido. Se conseguiu acertar tudo isso, acredite, também poderá acertar na hora de conseguir o seu lugar ao sol.

Regra número 1: não existe roupa errada, existe lugar errado. Na balada tudo é liberado. No ambiente de trabalho há restrições: roupas discretas, pouca maquiagem, asseio pessoal (cabelos e unhas limpas) e isso vale pra homens e mulheres. Não estou pedindo que esteja na moda e no último look do momento. Use o bom senso e nesta hora consulte até a internet para obter todas as dicas.

Regra número 2: faça um bom currículo, limpo, sem erros, contanto as suas experiências e sem aumentar os seus conhecimentos. Pode-se até omitir, mas jamais mentir.

Regra número 3: esteja preparado para as dinâmicas de grupo. A maioria das empresas usa esta técnica e você poderá explorar melhor o seu marketing pessoal. Use a cordialidade, chegue mais cedo, pelo menos quinze minutos antes. Estude aspectos relevantes sobre a empresa: qual o ramo de atividade, número de funcionários, quantas filiais possui. Nesta hora a internet, novamente, será sua amiga.

Regra número de 4: ao se despedir, agradeça. Olho no olho e um aperto de mão cordial, completam o conjunto da obra.

Regra número 5: tenha paciência. A empresa pode demorar em lhe dar retorno. Se até o dia marcado para a resposta não houve nenhum feedback, você pode ligar, elegantemente e perguntar se a vaga ainda está disponível. Assim, você terá uma resposta para aguardar ou ir a procura de outra chance. 

Por último: invista sempre em você. Faça cursos, leia sobre o tema. Existem livros, curso e textos aos milhares. Cultive o que há de melhor em si: a sua marca. 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato