Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Melhoria na qualidade de vida do brasileiro

por Marcia Peterle - Docente do Senac Uruguaiana

Refletindo uma melhoria na qualidade de vida e o avanço da ciência, a expectativa de vida da população mundial tem apresentado um aumento bastante considerável. O Brasil, que até pouco tempo era considerado um país de jovens, começa envelhecer. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população idosa – pessoas com mais de 60 anos – já conta com mais de 23,5 milhões de brasileiros.

Tal envelhecimento aumenta a prevalência de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), que somadas a doenças igualmente crônicas, incapacitantes e com risco de eventos agudos, tornam-se onerosas para os indivíduos, para as famílias e para os sistemas de saúde à medida que as pessoas envelhecem.

A atual visão de saúde exige uma nova prática em enfermagem. O atendimento a demandas de tamanha complexidade e diversidade requer profissionais adequadamente preparados, o que justifica o oferecimento do Curso Técnico em Enfermagem pelo Senac Uruguaiana, com a finalidade de habilitar profissionais com sólidos, significativos e ampliados conhecimentos, para atuarem sob supervisão do enfermeiro na assistência de enfermagem.

O Curso Técnico em Enfermagem tem por objetivo não apenas preparar os educandos para o mundo do trabalho e para o efetivo exercício da cidadania, mas também formar profissionais comprometidos com a realidade socioeconômica e tecnológica do país, com uma visão global do processo de trabalho na área de saúde. Este curso está organizado em cinco módulos, perfazendo um total de 1200 horas de formação e 600 horas de estágio obrigatório. Com a conclusão dos cinco módulos completa-se a habilitação profissional técnica de nível médio em enfermagem.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato