Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Vença o medo de falar em público

por Clarisse Carvalho de Oliveira - Docente do Senac Uruguaiana

Mãos suadas, vermelhidão, pernas trêmulas, a voz que não sai, gagueira, esquecimento, estes são os sintomas da maioria das pessoas que temem falar em público. Nestes casos, falar em público representa um problema a ser vencido e os obstáculos que levam a essa situação podem ser diversos: alguns se sentem tímidos, outros inseguros... motivos não faltam quanto o assunto é o medo de transmitir uma mensagem em público.

Porém, atualmente, saber se comunicar de forma correta é fundamental, independente da área de atuação. Sabendo das dificuldades que as pessoas têm quando esse é o tema, seguem dicas para melhorar a comunicação em público:
1- Investir em cursos: é importante fazer um curso de oratória, para aprender algumas técnicas, principalmente, se o indivíduo entra em pânico na hora de falar.
2- Conheça o público que irá ouvi-lo: o tipo de apresentação terá variações de formato e característica em virtude do perfil do ouvinte.
3- Planeje-se: é importante que seja utilizado um roteiro para organizar o raciocínio. Listar os principais assuntos que serão abordados. É necessário administrar o tempo da fala, ser claro e objetivo.
4- Cuidar a respiração: técnicas de respiração ajudam a controlar a ansiedade.
5- Observar o uso adequado da comunicação não verbal: gesticular de forma correta, postura e uso adequado das mãos, evitar não movimentar-se demais.
6- Cuidar da voz: a voz deve ser adequadamente utilizada, cuidando o volume, ritmo, timbre e dicção.
7- Cuidado com o vocabulário técnico: se o público for leigo no assunto, é necessário adequar a linguagem utilizada ou explicar o que significa, na hipótese de ser inevitável o uso da expressão técnica.
8- Usar adequadamente o português: as palavras devem ser utilizadas corretamente e de forma simples, mas sem erros gramaticais.
9- Apresentar informação atualizada: é importante cuidar com a veracidade e a atualização das informações.
10- Utilizar dos recursos audiovisuais: os recursos audiovisuais auxiliam na fala em público desde que utilizados corretamente e dentro do contexto pertinente.
11-Treinar: para melhorar a habilidade da fala em público deve-se realizar treinamento.

É importante destacar que o medo de falar em público existe por quatro motivos: o primeiro é a falta de conhecimento sobre o assunto; O segundo é a falta de organização do pensamento sobre este conteúdo; O terceiro é a falta de experiência e o quarto é a ausência de confiança em si mesmo. Seguindo as dicas acima, é possível falar melhor em público. Boa apresentação! 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato