Início
Artigos
Independência dos Estados Unidos
Jady Luana da Silva LimaGraduanda em Letras Português e Inglês- Unisinos
06/07/22
Educacional

Neste mês de julho ocorreu um evento muito forte nos Estados Unidos: é a celebração da sua independência! O Independence Day aconteceu no dia 4 de julho, como memória do início da Revolução Americana contra o Império Britânico.

Após uma sucessão de fatores que oprimiam os colonos americanos, eles realizaram a votação no congresso para declarar sua independência da metrópole no dia 2 de julho de 1776, e o processo de revisão e aprovação do texto redigido por Thomas Jefferson levou dois dias. Após a publicação da declaração, no dia 4 de julho, os colonos das Treze Colônias tiveram que lutar por cinco anos, com o apoio dos franceses e espanhóis, contra as tropas da Coroa Inglesa. O dia 19 de outubro de 1781 marcou a vitória dos colonos americanos por meio da Batalha de Yorktown, e só em 1783 foram reconhecidos independentes pela Inglaterra com o Tratado de Paris.

Os primeiros dias de independência foram marcados em muitas cidades por um funeral simulado, o qual representava a morte do rei (monarquia) e da tirania da coroa inglesa, e o renascimento da liberdade e dos direitos civis inspirados pela ideologia iluminista. A celebração deste marco nos séculos XVIII e XIX, se deu como se faziam as celebrações dos aniversários dos reis das antigas metrópoles (países colonizadores), através de toque de sinos, fogueiras, desfiles, jogos e discursos.

Hoje em dia, por ser feriado federal, e ocorrer em pleno verão nos Estados Unidos, é comum as pessoas fazerem viagens de lazer no final de semana em que é celebrado – já que quando o dia em questão ocorre no sábado ou no domingo, o feriado é transferido para sexta (se for sábado), ou para segunda (se for no domingo). Além disso, os americanos fazem desfiles com as cores da bandeira, soltam fogos de artifício, realizam atividades esportivas, como jogos de baseball, atividades com nado, corridas de “três pernas”, cabo de guerra e, ainda, competições de comida com melancias ou cachorros-quentes.

Essa data é o feriado mais importante dos Estados Unidos, marcado pela celebração familiar com piqueniques e churrasco, enfatizando a tradição americana da liberdade política e enaltecendo os aspectos positivos do país. A Estátua da Liberdade é um monumento nacional também associado ao Independence Day.