Neste cotidiano tão corrido, no qual somos bombardeados de informações a todo momento, cada vez mais escutamos profissionais aconselhando sobre a importância de investir em você. Investir em qualidade de vida, em fazer esporte, em ter uma melhor alimentação, em fazer o que se ama. Ouso dizer que quero falar aqui contigo, leitor, sobre um outro investimento em você, que impactará muito nos demais: vamos falar em educação!
A alta demanda por profissionais qualificados faz com que os anos de estudo sejam refletidos diretamente no rendimento dos trabalhadores que se aprimoram e, claro, nas possibilidades de quem quer encontrar um emprego e alcançar melhores oportunidades.
Uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas apontou que cada ano de estudo representa, em média, um incremento de 15% no salário. Segundo os dados, a chance de encontrar emprego torna-se 35% maior para quem conclui o Ensino Fundamental, em relação a um trabalhador analfabeto – a diferença sobe para 122%, em relação a quem tem o Ensino Médio completo, comparando-se com a de quem nunca estudou.
É bom lembrar que boas notas também fazem a diferença. Um estudo publicado pela Fundação Itaú Social, que tomou como base o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), concluiu que os alunos com notas 10% acima da média nas disciplinas Português e Matemática começam a carreira com salários melhores – cerca de 5% mais elevados.
Essas e outras diversas pesquisas comprovam que, na verdade, estudar é investir em algo que ninguém, em tempo algum, poderá tirar de uma pessoa. É investir em você, o único investimento com retorno garantido, pois por meio de melhores oportunidades de trabalho se constroem as possibilidades financeiras e de tempo, requeridas para a tão sonhada qualidade de vida.
Claro que nem sempre é fácil manter o foco nos estudos. Todos nós somos demandados por várias questões, alimentamos muitos sonhos. E para quem quer, acabada sendo fácil encontrar um motivo para adiá-lo. Porém, na verdade, não há desculpas para quem deseja se aprimorar e investir na qualificação profissional.
Afinal, tempo é questão de priorização e a educação a distância é uma alternativa que já provou ser capaz de aliar qualidade à economia de tempo e de investimentos financeiros. Então deixe as desculpas de lado e começa hoje a investir em você, a investir na sua qualificação!