Ser líder vai muito além do que ocupar um cargo de gestão ou chefia e de apenas controlar e padronizar. A liderança deve ser conquistada e reconhecida pelos membros da equipe. O bom líder promove e constrói respeito e confiança com um comportamento ético, promovendo relacionamentos positivos e uma colaboração efetiva. E para que isso aconteça, o profissional deve buscar formas de liderar inspirando as pessoas a fazerem seu trabalho com entusiasmo.
Conforme John C. Maxwell no livro de ouro da liderança, “a liderança é a disposição de assumir riscos, o desejo apaixonado de fazer a diferença, enxergar possibilidades de uma situação, enquanto outros só conseguem ver as dificuldades, é abrir a mente e o coração. É inspirar outras pessoas com uma visão clara da contribuição que elas podem oferecer, é a capacidade de se importar com os outros. Liderança é acima de tudo coragem. ”
Saber liderar é uma habilidade, e por se tratar de uma habilidade pode ser aprendida e desenvolvida. Inspirar é estimular as pessoas conquistando cabeça e coração, por meio da empatia e das características que bons líderes possuem. Mas você sabe o que um bom líder faz para se destacar?
- Ouve: escuta e se comunica eficientemente respeitando o jeito de cada pessoa.
- Dá exemplo: sabe o que tem que fazer e usa cada momento de fazer para mostrar a todos como espera que se faça.
- Inova: toma riscos e experimenta novas soluções, venham de onde e de quem vierem, inclusive reconhecendo, incentivando e valorizando essas ideias.
- Educa: todos precisam que, de vez em quando, façamos papel de pai, mãe e professor. Eduque (comportamentos).
- Informa: realiza alinhamento das informações e compartilha com todos.
- Repassa autonomia: delega atividades e confia na sua equipe.
- Dá suporte: está sempre perto para entender se alguém precisa de ajuda.
- Pega junto: ajuda a equipe em todos os períodos difíceis. Na hora do “vamos ver”, arregaça as mangas e põe a mão na massa.
- Gerencia conflitos: escuta e se comunica eficientemente respeitando o jeito de cada pessoa.
- Desafia: é justo e exigente, não deixa ninguém ser menos do que pode ser em outra ou na mesma função.
- Acompanha: acompanha sempre para que tudo caminhe na direção combinada.
- Redireciona: ajusta rapidamente os caminhos e, quando necessário, ativa a mudança.
- Reconhece: elogia quem merece, deixa claro, fala, escreve e demonstra com gestos, valorizando quem faz a diferença e se esforça.
Portanto, quem busca exercer uma liderança efetiva, muito além de um cargo de chefia, pode desenvolver tais características por meio de capacitações. Não perca a oportunidade de exercer essa função de forma eficaz.