Início
Artigos
Desenvolvimento do setor de estética no Vale do Paranhana
Nathália LehnProfessora do Senac Taquara
14/10/22
Educacional

Autoestima, autocuidado, saúde e bem-estar são buscas constantes por parte da população, que aos poucos vem compreendendo a importância do cuidado com a saúde como forma de prolongar os efeitos do envelhecimento e também, como forma de ter hábitos mais saudáveis presentes na rotina diária.

Como forma de mensurar a importância do autocuidado na saúde coletiva da população, tem-se como embasamento a pesquisa realizada pela autora do presente texto, que é Mestra em Desenvolvimento Regional pela Faccat, na qual  avaliou as percepções dos atores sociais com relação ao setor de estética e o ODS 3 no município de Caxias do Sul/RS no ano de 2021, tendo apresentado na discussão do estudo, gráficos que demonstram escalas de satisfação de pacientes/clientes que consomem os serviços de estética, e que, inclusive, relatam melhora no aspecto físico e também emocional, o que reflete nas relações sociais.

Para que os cuidados com a saúde estética sejam possíveis, é necessário o auxílio e atendimento de profissionais capacitados para tal, o que expressa o desenvolvimento que vem sendo observado no setor de estética, a partir da procura por serviços de massagem, limpeza de pele, design de sobrancelhas, extensão de cílios, cabeleireiro, entre outros, validando assim, a necessidade de um mair número de estabelecimentos aptos a realizarem tais procedimentos.

No Vale do Paranhana, região à qual situa-se o Senac Taquara, observa-se um cenário adequado para o desenvolvimento do setor de estética, uma vez que, existe uma lacuna considerável entre os dados populacionais de habitantes versus os dados de estabelecimentos em funcionamento nos municípios que compõem o Vale.

Com relação ao município de Taquara, que de acordo com o censo demográfico do IBGE (2022), possui uma estimativa de 57.740 pessoas o número de estabelecimentos de estética/beleza é de 266 (DATASEBRAE,2022) empreendimentos, sendo este,  um número baixíssimo para atender a demanda conforme o número de habitantes. Este é apenas um exemplo de município, sendo Taquara o mais populoso do Vale do Paranhana, mas a análise se dá aos demais municípios como Igrejinha, Parobé, Riozinho, Rolante e Três Coroas que também apresentam déficit de estabelecimentos de estética/beleza para atendimento aos seus.

Ressalta-se ainda, que este é um setor que proprociona receitas consideráveis aos profissionais que escolhem por atuar na área, e além disso, é um setor que destaca-se quanto ao empreendedorismo por parte do público feminino. Este artigo visa expor o desenvolvimento que está ocorrendo no setor de estética, e com isso, despertar o desejo, ou, encorajar aqueles (as) que possuem afinidade com a área para qualificar-se e colocar-se no mercado de trabalho. Lembrando ainda, que o Senac Taquara está a disposição para sanar  dúvidas, avaliar o perfil profissional e identificar com qual formação dentre o setor o futuro aluno tem conexão.

*Por Nathália Lehn - Tecnóloga em Estética e Cosmética Especialista em Estética Avançada; pós-graduada em Docência no Ensino Superior; Mestra em Desenvolvimento Regional e Doutoranda em Biologia Celular e Molecular Aplicadas a Saúde