Início
Artigos
TI: um caminho do futuro
Marcial P. de Siqueiradocente e coordenador do curso Técnico em Informática do Senac Ijuí
03/01/23
Educacional

 

Marcial P. de Siqueira – docente e coordenador do curso Técnico em Informática do Senac Ijuí

Quando se fala na profissão de técnico em informática, fala-se de tecnologia, de um mercado de trabalho que está aquecido, em movimento e apresenta perspectivas promissoras. As tecnologias estarão em contínua evolução, portanto, cada vez mais profissionais qualificados serão necessários para assumir as constantes oportunidades de trabalho ofertadas. Com a transformação digital, as organizações precisam se adaptar ou correm o risco de ficar ultrapassadas.

Com o curso Técnico em Informática do Senac, os estudantes desenvolvem conhecimentos em lógica, matemática, linguagens de programação, além dos aprendizados de informática, resolução de problemas, manutenção e muito mais. Através de muitas vivências teóricas e práticas, os estudantes são expostos a simulações de situações reais do dia a dia de um profissional de TI. Dessa forma, os estudantes têm uma formação completa, que realmente os prepara como protagonistas de suas próprias aprendizagens e para as exigências do mercado de trabalho. Todas as vivências proporcionadas ao longo do curso Técnico em Informática tornam o estudante formado pelo Senac um profissional com habilidades que serão um diferencial em sua carreira.

Depois de formado, o profissional poderá atuar em variadas frentes como montagem, acabamento e manutenção de computadores, notebooks ou dispositivos móveis, identificação e correção de problemas, prestação de serviço autônoma e integração com equipes de empresas de pequeno, médio e grande porte do setor de tecnologia, ou ainda empresas de outros segmentos, geralmente as de médio e grande porte, que possuem núcleo de profissionais de tecnologia para atender às demandas próprias. Também estará apto a instalar e configurar redes de computadores, trabalhar no desenvolvimento de sistemas e de websites, o que possibilita ampliar os campos de atuação, tanto para empresas domésticas, quanto empresariais (privadas e públicas), além de organizações não-governamentais (ONGs) e diversas áreas. Além disso, há possibilidades como desenvolvedor, que são inúmeras e só tendem a crescer, podendo trabalhar de modo remoto, em empresas, ou autônomo, desenvolvendo uma variada gama de produto para clientes, marcas e diferentes perfis.

Para quem gosta desse mundo de tecnologias, informática, estar conectado, antenado no que acontece no mundo tecnológico, criar soluções, desafios, resoluções de problemas, encontrará na profissão de técnico em informática uma carreira com inúmeras possibilidades, unindo a formação proporcionada pelo Senac, que tem como objetivo mudar vidas e o aluno se tornar protagonista do próprio aprendizado.