Em todos os encerramentos de ano agradecemos e reiteramos nossas propostas de evoluir. No entanto, nossos medos, nossas agendas e até mesmo nossas prioridades acabam nos tomando e aquilo tudo que prometemos, por vezes, acaba ficando só na memória.
No ano de 2023, retornando ao Senac, deparei-me com uma professora que diariamente ao me recepcionar já me provocava com um jogo de palavras ora inglês, ora português… Acabávamos rindo porque eu logo demonstrava minha dificuldade com o idioma.
Uma noite, enquanto esperava o sono chegar, lembrei-me dela e, ao mesmo tempo, me fiz essa pergunta: “E se a vida me presenteasse com uma viagem para outro país, cujo idioma principal fosse o inglês, o que eu faria? ”
Logicamente que a primeira resposta foi: “Tem inteligência artificial, aplicativo, etc.” Para todas as coisas a gente encontra um jeito!!!
Rapidamente me dei conta do quanto é importante ser gestor da própria viagem… Da alegria de bater um papo gostoso sem interrupções, ou sem a insegurança da bateria do celular acabar e você ficar sem tradutor.
Me dei conta que buscamos encontrar formas de nos desculpar com nós mesmos pelas aprendizagens que não vivemos, pelas competências que não desenvolvemos.
Foi então que percebi que muitas vezes, no início de um novo ciclo, ou de um ano, elegemos urgências que muitas vezes duram pelo menos os quatro primeiros meses. Depois, tratamos de resolver as gravidades que a rotina impõe, e possivelmente lá se vão mais alguns meses do ano…. Assim, sucessivamente, passa ano após ano e nossas prioridades vão sendo esquecidas ou pelo menos negligenciadas…. Até que, uma oportunidade surge e não estamos preparados para recebê-la!
A oportunidade da viagem pode chegar a qualquer momento, o novo emprego pode aparecer num estalar de dedos, ou simplesmente você pode desejar entender a música internacional que toca no seu aplicativo.
Por isso, prepare-se para a grande viagem, para o grande emprego, ou simplesmente para uma conexão tranquila! Meu conselho valioso: Faça inglês na Escola Senac- Ijuí!