Início
Artigos
Valentine's Day
Manoela FonsecaFormada em Letras, Português e Inglês e realizando Pós em Psicopedagogia
15/02/24
Educacional

Você sabia que existe um dia internacional para comemorarmos o amor e a amizade? Este dia é o Valentine’s Day, celebrado mundialmente no dia 14 de fevereiro, quando há a troca de presentes e cartões entre pessoas que se amam, estejam elas em um relacionamento romântico ou de amizade. Mas, historicamente, as origens deste amado feriado podem ser mais obscuras do que imaginamos.

Muitas são as teorias do início do que conhecemos hoje como Valentine’s Day, e duas delas se destacam: a de origem Cristã e a de origem Romana. A teoria Cristã levanta a hipótese de que o feriado foi criado por causa de dois santos de nome Valentim: São Valentim e Valentim de Terni e ambos possuem muitas similaridades, de acordo com historiadores, o que leva a crer que poderiam ser a mesma pessoa. Além disso, ambos foram mortos pelo império Romano no dia 14 de fevereiro, porém, em anos diferentes. A famosa frase “from your Valentine” que atualmente pode ser encontrada ao final dos cartões escritos pelos apaixonados, também é atribuída a um dos santos, São Valentim (St. Valentine).

Já a teoria da Roma antiga propõe que a origem do Valentine’s Day pode ter tido relação com o feriado pagão Lupercalia, no qual era celebrado o festival de mesmo nome. Durante o Lupercalia, alguns animais eram sacrificados e cortados por homens e tais pedaços seriam usados por estes mesmos homens para “chicotear” mulheres e promover a fertilidade. Segundo historiadores, o ato de “chicotear” não seria literal, mas, sim, um simbolismo para o ato, porém não há evidências concretas do que realmente acontecia no festival.

Outra teoria do festival Lupercalia traz à tona que jovens rapazes escolhiam aleatoriamente, durante a festividade, nomes das moças que ali estavam, o que significava que ambos ficariam “casados” até o fim do evento e tal brincadeira realmente poderia levar ao casamento. Além desta teoria, há, ainda uma outra que sugere que o Valentine’s Day, como dia romântico, foi, primeiramente, utilizado pelo poeta Geoffrey Chaucer em seu poema The Parlement of Foules, no século XIV, tendo influenciado outros autores como William Shakespeare, por exemplo, a criar conotações românticas que estão presentes no nosso vocabulário até hoje.

A partir de meados de 1700, a tradição de troca de cartões se espalhou mundialmente e, nos meados de 1800, os Estados Unidos começaram a criar uma identidade visual para incluir nos cartões impressos que seriam trocados: o Cupido, deus Romano do Amor, baseado no deus grego Eros, além de incluírem corações no formato que conhecemos até hoje. Já no Brasil, a data de 14 de fevereiro não remete ao dia dos namorados, mesmo que tenhamos a imagem do Cupido como símbolo. Por uma decisão estritamente comercial, o dia equivalente ao Valentine’s Day em terras brasileiras é 12 de junho.

Seja qual for a origem do Valentine’s Day, o importante é semearmos o amor nas nossas relações afetivas, com todas as pessoas que amamos e que são importantes para nós. Para tanto, não devemos esquecer que o feriado em si proporciona um dia específico para demonstrarmos nossa afeição, seja comprando um presente, escrevendo um cartão ou uma publicação na Internet, ou até mesmo proporcionando um momento único para aquela pessoa especial. A origem do Valentine’s Day não é precisa, mas sua essência é de uma precisão do tamanho do coração dos apaixonados.

 

Referências

https://www.britannica.com/topic/Valentines-Day

https://www.nationalgeographic.com/culture/article/saint-st-valentines-day

https://time.com/5527259/valentines-day-lupercalia/