A importância do aprendizado da língua inglesa geralmente é associada a viagens e/ou negócios. Certamente esses dois pensamentos fazem parte do porquê muitos procuram estudar inglês, porém, há outros fatores que subjazem o aprendizado da língua inglesa.
A relação do conhecimento e fluência de uma língua estrangeira favorece oportunidades profissionais, pois em muitas profissões e setores além de ser uma habilidade valorizada, tem momentos nos quais é um requisito básico. Isso pode aumentar as possibilidades de emprego e de progressão de carreira.
O desenvolvimento pessoal também está ligado à aquisição de uma língua estrangeira, uma vez que aprender uma nova língua melhora habilidades cognitivas, como a memória, concentração e resolução de problemas, além de expandir a capacidade de pensar de forma criativa e analítica.
O acesso ao conhecimento também pertence ao aprendizado de um segundo idioma, permite o acesso a muitos recursos, como livros, artigos acadêmicos e conteúdos on-line. Dominar o inglês abre as portas para uma vasta quantidade de informações e aprendizagens.
Outro fator pertinente aos benefícios de ser fluente em outro idioma é o intercâmbio cultural, sendo possível interagir e entender melhor diferentes culturas, promovendo a tolerância, a cultura da paz, a compreensão e colaboração global.
Sendo assim, o inglês sendo predominantemente usado como língua internacional propicia comunicação nos negócios, na diplomacia, na ciência e na interação global, visando melhor compreensão entre as diferenças. Aprender inglês é ter o mundo na palma das mãos.