Início
Artigos
Escrita: linhas que contam histórias e constroem caminhos para a vida
Leticia Presotto Doutora em Linguística e docente de Português do Ensino Médio Senac Distrito Criativo.
26/11/24
Educação

“Ser humano é ser linguagem”. Essa afirmação do professor e linguista Marcos Bagno nos leva, através da linguagem, a uma das habilidades fundamentais para a vida em sociedade: a escrita, a qual nos acompanha ao longo de toda a nossa trajetória, perpassando pela vida acadêmica até a profissional. No ensino médio, a escrita ganha ainda mais relevância, especialmente para aqueles que se preparam para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares, já que a prova de redação pode ser decisiva para a entrada desses candidatos e candidatas no Ensino Superior.

Escrever uma redação não envolve apenas “saber a gramática”. O autor do texto, ao produzir suas linhas, mobiliza a reflexão crítica, a criatividade e a construção do conhecimento. De acordo com Irandé Antunes, doutora em Linguística e estudiosa do texto, “ter o que dizer é uma condição prévia para o êxito da atividade de escrever”. Nesse sentido, uma boa redação exige conteúdo de qualidade, argumentação sólida e capacidade de expressar ideias de forma organizada e persuasiva.

Para além da vida acadêmica, saber construir um texto adequado é uma competência indispensável para a vida profissional. No mercado de trabalho, a capacidade de comunicar-se de forma clara e eficaz por meio da escrita é valorizada e pode ser um diferencial competitivo. Assim, desenvolver habilidades envolvidas no processo de escrita ao longo do Ensino Médio é uma preparação importante não apenas para o Enem e vestibulares, mas também para possíveis demandas futuras.

Pensando no desenvolvimento da habilidade de escrita, algumas ações são essenciais: escrever redações sobre diferentes temas, ler atentamente e analisar textos bem escritos, buscar feedback de professores e colegas, e revisar e reescrever seus próprios textos. Essas práticas podem ajudar a aprimorar a escrita e levar à construção de um texto bem-sucedido.