Início
Artigos
Dia do Diretor de Escola
Erro
Leonardo Dias SantanaDiretor Senac Santana do Livramento
04/12/24


 

No Brasil, o dia 12 de novembro é oficialmente celebrado como o Dia do Diretor de Escola. Curiosamente, embora o termo "diretor" esteja no masculino, 81,6% dos cerca de 144 mil cargos de direção escolar no país são ocupados por mulheres, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Embora as competências e habilidades sejam o que realmente importa, considero relevante registrar esse dado como forma de homenagear o público feminino, que merecidamente domina este campo.


Formado em Administração de Empresas, sempre soube da importância de gerenciar indicadores em todas as funções que ocupei. Com isso, administrar custos, receitas, recursos humanos e patrimônio sempre foi parte da minha rotina. No entanto, ao assumir a função de Diretor de Escola, especialmente em uma instituição voltada à formação de mão-de-obra qualificada, percebi a necessidade de ampliar meu conhecimento para garantir, junto aos meus colegas, uma educação de excelência. Foi a partir desse momento, com muita leitura, pesquisa e especializações – incluindo uma pós-graduação em Gestão Escolar pelo SENAC – que compreendi o papel do Diretor como um agente essencial na aprendizagem. A tarefa vai além da administração: ela envolve facilitar o trabalho dos professores, incentivando o uso de ferramentas inovadoras que despertem o interesse dos alunos e formem tanto bons cidadãos quanto bons profissionais.


No que se refere ao relacionamento com a comunidade, o Diretor tem um papel ativo na sociedade, interagindo com as partes interessadas para melhorar o setor educacional. Isso pode incluir a exigência de políticas públicas que assegurem a qualidade da educação, a captação de recursos para aprimorar as estruturas escolares, parcerias com outras entidades que possam contribuir para os objetivos da instituição e, igualmente importante, a interação constante com os estudantes e suas famílias. Afinal, a base da educação começa também em casa.


O ambiente interno da escola é igualmente prioridade. Um clima de felicidade, tranquilidade e harmonia entre professores, funcionários e equipe de apoio – como secretários, merendeiras e atendentes – cria as condições para um trabalho de qualidade, que, por sua vez, reflete diretamente no aprendizado dos alunos. Assim, cabe aos Diretores de Escola serem gestores de todos esses recursos e contribuírem continuamente para a melhoria da educação em nosso país, que ainda enfrenta desafios expressivos, como os baixos índices de aprovação, altas taxas de evasão e médias acadêmicas preocupantes. Esses indicadores mostram o longo caminho que temos pela frente.

 

Que o Diretor de Escola seja, acima de tudo, um persistente na busca por esses avanços!

 

Parabéns a todos os colegas Diretores!