Fundado em 1º de maio de 1947, o Senac Rio Grande ganhou uma nova sede em 2 de dezembro de 2019. Atua nas áreas de Beleza, Comércio, Gastronomia, Gestão, Idiomas, Informática, Saúde e Segurança, capacitando mais 7 mil pessoas por ano, por meio de cursos EAD e presenciais em diversos níveis, além de ações extensivas.
Em 2010, ganhou o Troféu Bronze no Prêmio Qualidade RS – PQRS e o Prêmio da Revista Proteção Brasil 2010 (Melhor Case Segurança e Saúde no Trabalho). Em 2011 e 2012 recebeu, consecutivamente, o Troféu Prata no PQRS. Em 2015 foi destaque na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia - Mostratec, quando alunos da Escola ganharam o 1º lugar com o trabalho “Simulador de Aula Prática”. No ano seguinte, estudantes conquistaram o 1º lugar na Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Profissional – Fecitep, com o trabalho “Utilização de Aplicativo em Âmbito Empresarial na Otimização da Comunicação em Casos de Acidentes e Sinistros.
Ainda no mesmo ano comemorou, juntamente com todas as unidades do Estado, a conquista do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Em 2017, celebrou o Prêmio Ibero-Americano da Qualidade. O Senac-RS foi a primeira instituição de ensino do Brasil a receber as distinções, reconhecimentos máximo à excelência. Em março 2018, foi agraciada com o Melhores em Gestão e eleita Destaque na distinção promovida pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
O Senac Rio Grande também se destaca pelo número de parcerias com entidades e empresas locais, entre elas a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a Marinha do Brasil e a Prefeitura Municipal do Rio Grande.
A escola tem quase 2 mil m2, com ambientes modernos e alinhados com as demandas do mercado. Entre os diferenciais estão laboratórios de saúde, beleza, gestão e informática, além de salas de idiomas e salas multiuso. Além disso, integração, sustentabilidade e acessibilidade fazem parte do conceito do espaço. Há utilização de energia solar e reaproveitamento de água da chuva.
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h e, aos sábados, das 8h às 12h. Atualmente, a escola atende os municípios Chuí, Mostardas, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte e Tavares.