A adolescência é um período complexo, pautado por alterações físicas, psicológicas e sociais que influenciam os pensamentos e comportamentos dos adolescentes. Afinal, a adolescência é uma fase do desenvolvimento humano relativamente longa, durante o qual os jovens começam a assumir responsabilidades adultas, mas ainda não possuem sua independência. Além disso, esse período também é marcado pela busca de autonomia e de espaços para a expressão da sua intimidade e identidade.
É o que diz o psicólogo da Gerência de saúde do Sesc, Guilherme Mobarack. De acordo com o profissional, “A proximidade com a família e a relação equilibrada entre os limites e a autonomia podem contribuir para a prevenção do sofrimento emocional. Atente-se aos sinais e procure a ajuda de profissionais”, alerta.
Considerando o conceito da Organização Mundial da Saúde (OMS) em que saúde é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”, somente no primeiro ano de pandemia da Covid-19, os sintomas de depressão e ansiedade aumentaram mais de 25% na população, de acordo com dados da OMS. “Com o retorno dos alunos do Programa de Aprendizagem Profissional à presencialidade, após a pandemia da Covid-19, identificou-se várias demandas no campo da saúde emocional”, afirma a Gerente de Saúde do Sesc-RS, Mári Estela Kenner.
De acordo com Mári, em setembro deste ano houve um primeiro encontro com 270 jovens aprendizes no Teatro do Sesc Alberto Bins, com palestra sobre inteligência emocional e um painel com os temas relacionados à influência da publicidade nas escolhas alimentares, assim como saúde emocional, mundo do trabalho, juventude e tecnologia. “Esta atividade deu início ao projeto LeveMente, que tem como proposta, através de grupos de orientação e psicoeducação, buscar o desenvolvimento de habilidades sociais, acolhimento, escuta qualificada e inclusão social”, conta.
Ao longo do processo, também foi identificado que a situação de vulnerabilidade social é fator de risco para a população devido às dificuldades de acesso às políticas públicas de educação, saúde, segurança e entre outras, responsáveis pelo bem-estar e emancipação do indivíduo e do seu sistema familiar. "É importante ressaltar que o Senac Comunidade foi fundamental para o levantamento de necessidades, junto aos jovens aprendizes, buscando o desenvolvimento de parcerias com a Gerência de Saúde de modo a promover educação em saúde mental e atendimento social para os participantes do programa de aprendizagem profissional", explica Guilherme.
O jovem enquanto protagonista de sua história
O projeto LeveMente chega para tentar compreender como a educação profissional pode auxiliar os jovens a se tornarem protagonistas de suas próprias histórias, oportunizando assim a reintegração dos excluídos, valorizando suas capacidades e desenvolvendo competências que apoiem sua continuidade no trabalho e seu crescimento pessoal e profissional. “Esta iniciativa chega para oferecer mais do que um curso de qualificação profissional, mas um suporte para que essa mudança ocorra de forma assertiva e promova sua inclusão social”, destaca a Diretora do Senac Comunidade, Liliane Valls.
Liliane afirma que a instituição acredita que a oferta de uma educação com sentido humano pode ser capaz de ajudar a desenvolver o potencial dos jovens. “A educação se torna condição imperativa para inserção e permanência e, principalmente, qualidade de vida no universo do trabalho”, pontua.
7 pontos de atenção para a rede de apoio:
Segundo Mobarack, é preciso estar atento(a) aos sinais que não se encaixam nos comportamentos esperados para a adolescência para acolher os adolescentes e auxiliá-los neste processo:
- Isolamento e distanciamento da família, dos amigos e dos grupos sociais, particularmente importante se a pessoa apresentava uma vida social ativa;
- Agressividade, impulsividade e comportamentos de risco;
- Ausência ou abandono de planos para o futuro;
- Desinteresse em atividades prazerosas;
- Queixa frequente de insônia ou excesso de sono;
- Coração acelerado;
- Falta de apetite ou ingestão exagerada de alimentos;
De acordo com o psicólogo, a adolescência é um período crucial para o desenvolvimento e manutenção de hábitos sociais e emocionais importantes para o bem-estar mental. Estes incluem:
- A adoção de padrões de sono saudáveis;
- Práticas regulares de atividades que estimulem o bem-estar e o prazer
- Práticas de atividade física
- Resolução de problemas e habilidades interpessoais;
- Reconhecimento e gerenciamento das emoções
Além disso, é importante destacar os principais riscos de negligenciar a saúde mental dos jovens na fase de transição da escola para o mercado de trabalho. Ambientes de apoio na família, na escola e na comunidade em geral também são importantes. “Quando estes elementos não são acessíveis ou negligenciados, o ingresso ao mercado de trabalho pode se tornar ainda mais difícil. Com a falta de estímulos para a administração das emoções, habilidades sociais, comunicação e de enfrentamento, o adolescente poderá apresentar dificuldades diante do mundo do trabalho”, exemplifica o psicólogo do Sesc Saúde.
Mas, afinal, como o projeto LeveMente pode auxiliar nesse processo de conscientização e prevenção? “Em um cenário onde as mudanças da sociedade e do mundo do trabalho exigem novos olhares, é necessário compreender o Programa de Aprendizagem Profissional como um lugar que possibilite o desenvolvimento dos indivíduos de forma integral, visando o conhecimento, a promoção de espaços de escuta, reflexões, fomentar a autocrítica, a empatia, habilidades de vida e cumprir com os direitos estabelecidos pela Lei da Aprendizagem Profissional, Estatuto da Juventude e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).