Senac Comunidade recebeu a distinção pela parceria no Programa do Trabalho Educativo
O Senac-RS foi uma das empresas homenageadas pelo presidente da Frente Parlamentar dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o vereador Alvoni Medina, em cerimônia realizada nesta terça-feira (22) na Câmara Municipal de Porto Alegre. O Senac Comunidade é parceiro no Programa do Trabalho Educativo (PTE) da Secretaria Municipal de Educação, na área de aprendizagem profissional.
Em nome do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, o vice-presidente Arcione Piva, agradeceu a homenagem destacando que a Fecomércio-RS, por meio do seu braço educacional, o Senac-RS, tem o compromisso de oferecer educação de qualidade para o maior número de gaúchos. “Poder oferecer esse ensino em todos os níveis faz parte da nossa missão. Aqui vamos além, estamos não só ensinando, estamos preparando para o mercado de trabalho uma importante parcela da população que tem na educação a real possibilidade de inclusão”, disse. Prestigiaram o evento, que também integra a programação da XXVI Semana Municipal da Pessoa com Deficiência de Porto Alegre, o diretor regional do Senac-RS, Ariel Berti, e a diretora do Senac Comunidade, Liliane Valls.
Segundo Arcione, o Senac Comunidade, escola que há quase 30 anos oferta ensino totalmente gratuito, faz um belíssimo trabalho ao capacitar para o mercado pessoas com deficiência. “É um trabalho diário realizado por uma equipe de docentes e colaboradores altamente qualificados e que fazem a diferença na vida de cada aluno que passa pelas nossas salas de aula. Esse trabalho também é possível de desenvolver por conta da contribuição empresarial”, afirmou.
Na oportunidade, o vereador Medina também agradeceu às empresas parceiras. “Ficamos muito felizes em saber que existem empresas que acreditam nos sonhos. Felizes por essas professoras se dedicam há 25 anos ao PTE. Familiares que acreditam nos seus filhos. Acredito que uma cidade só é boa quando ela é para todos, com acessibilidade para que todos possam viver nela”, afirmou ele, agradecendo a cada um dos presentes.
O objetivo do PTE é preparar alunos com deficiência e/ou transtornos globais do desenvolvimento, em fase de conclusão do Ensino Fundamental, para o mercado de trabalho, oferecendo novas possibilidades de aprendizagem para além do espaço escolar. O programa é oferecido para alunos das quatro escolas especiais e alunos do ensino regular atendidos na Sala de Integração e Recursos.
Foto: Cleiton Pereira