As contratações temporárias, impulsionados pelo potencial aumento das vendas de fim de ano, podem significar uma grande porta de entrada para o mercado de trabalho, pois os estabelecimentos nos segmentos de comércios e serviços costumam reforçar suas equipes no período para atenderem ao aumento da demanda. Segundo a Pesquisa de Temporários da Fecomércio-RS, 44,0% dos estabelecimentos consultados no levantamento têm a intenção de contratação de temporários. Entretanto, entre as dificuldades para a contratação, os estabelecimentos entrevistados apontaram a falta de qualificação dos candidatos como o principal fator (36,1%).
De acordo com o orientador de Educação Profissional do Senac Comunidade, Márcio Oliveira, o trabalho temporário na área de vendas pode ser desafiador, uma vez que o indivíduo precisa se adaptar rapidamente a diferentes ambientes, públicos e produtos ou serviços. "Requer habilidade em trabalhar e atender pessoas de diversos perfil num volume alto. No entanto, isso também pode ser recompensador, pois promove o desenvolvimento de habilidades de adaptação", destaca.
O orientador afirma que os trabalhos temporários na área de vendas oferecem flexibilidade tanto para as empresas quanto para os colaboradores. No período, as empresas aumentam sua força de vendas de acordo com as necessidades, e os colaboradores podem escolher oportunidades que se encaixam em seu horário. "Devido à natureza temporária do emprego, muitas vezes, o treinamento fornecido aos vendedores temporários é mais rápido e direcionado para as principais tarefas. Trabalhar em vendas temporárias pode fornecer uma ampla gama de experiências, já que pode representar diferentes empresas e produtos ao longo do tempo. Isso pode ser enriquecedor", ressalta.
Entre os tipos de comércio, Oliveira destaca:
Comércio varejista: refere-se a uma etapa da cadeia de distribuição de produtos que envolve a venda direta de bens e serviços aos consumidores finais.
Comércio atacadista: é uma etapa específica que acontece antes da venda final ao consumidor. A principal distinção entre comércio atacadista e varejista é a quantidade de produtos vendidos e o público-alvo.
Comércio independente: refere-se a empresas ou estabelecimentos comerciais que operam de forma independente, sem fazer parte de grandes redes de franquias ou que sejam controlados por corporações maiores.
Comércio integrado: refere-se a um modelo de negócios que combina várias estratégias de vendas em um único sistema ou plataforma. Essas estratégias podem incluir tanto vendas online (e-commerce) quanto vendas em lojas físicas (varejo tradicional), criando uma experiência de compra integrada para os consumidores.
Comércio especializado: se refere a um modelo de negócios em que uma empresa concentra seus esforços para atender o seu público-alvo.
E-commerce / comércio eletrônico: empresas de comércio eletrônico normalmente mantêm sites ou aplicativos onde os clientes podem visualizar produtos, fazer compras e concluir transações online.
Franchising ou franquia: é uma forma de expandir um negócio de forma relativamente rápida, já que os franqueados utilizam a marca, os produtos e os processos de negócio.
Para contribuir nesse processo de colocação no mercado de trabalho, surge a importância da profissionalização através de curso. O Senac Comunidade está com inscrições abertas para 40 vagas gratuitas para o curso de Vendedor. A qualificação profissional é ofertada por meio do Programa Senac Gratuidade (PSG) e os interessados podem se inscrever até o dia 22 de outubro.
No curso, os alunos aprenderão a planejar e organizar ações de vendas, além de realizar a venda e as ações de pós-venda. Entre os conteúdos que serão desenvolvidos estão marketing; merchandising, tipos de vendas, técnicas de vendas e de negociação, técnicas de atendimento ao cliente, fidelização, marketing de relacionamento e comunicação. "O profissional vendedor qualificado pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sua capacidade de transformação da sociedade", comenta.
Segundo o orientador, o diferencial da metodologia da formação está nas aulas teórico-práticas, baseadas em metodologias ativas proporcionando ao estudante uma aprendizagem autônoma e protagonista, trazendo uma vivência real da área de vendas, assim desenvolvendo competências necessárias para ser um profissional de sucesso. "Apresenta potencialidade de desenvolver habilidades como trabalhar em equipe multiprofissional; organizar materiais, instrumentos, documentos e local de trabalho; utilizar recursos de tecnologia da informação e comunicação; administrar tempo e atividades de trabalho; mediar conflitos, identificando problemas e propondo soluções", cita.
Os pré-requisitos de acesso para o curso são possuir renda familiar per capita de até 2 (dois) salários mínimos federais, ter 16 anos ou mais e escolaridade igual ou superior ao Ensino Fundamental Completo. Mais informações, incluindo a documentação necessária, podem ser obtidas no edital.
O curso de Vendedor será na modalidade de ensino presencial no Senac Comunidade localizado na rua Coronel Genuíno, 358 - Centro Histórico. As aulas iniciam no dia 23 de outubro e ocorrerão no turno da manhã.