O aluno do Programa Jovem Aprendiz do Senac Luiz Gonzaga, Deivid Pereira, apresentou o projeto que conquistou o 3º lugar no Experience Senac 2023 aos dirigentes do Corpo de Bombeiros do RS. O encontro foi realizado no Lab Fecomércio, nesta quarta-feira (8), na Capital.
Orientado pela docente Bruna Tobias, o trabalho recebeu o nome “S.D.R.R - Serviços de Rápida Resposta”, e consiste em um aplicativo que visa auxiliar o serviço de urgência e emergência dos bombeiros, e tornar a localização de sinistros mais eficiente, agilizando o atendimento. “Conseguimos reduzir esse tempo em 2 minutos e 39 segundos para a equipe chegar ao local da ocorrência”, disse ele.
De acordo com Deivid, de 18 anos, que passou a receber a mentoria do Lab Fecomércio – Hub de inovação -, a ideia surgiu a partir de uma pesquisa realizada pelo grupo com o 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros do município. “Realizamos entrevistas com o comandante e os membros da corporação para identificar as áreas em que eles enfrentavam maiores desafios em seu dia a dia no trabalho. Com isso, identificamos dificuldades em relação à localização e a comunicação, carência de informações, contatos telefônicos e gravidade do estado de saúde das vítimas".
De acordo com o capitão Luís Gustavo Lock, a iniciativa vem ao encontro do que a corporação busca no sentido de melhorar ainda mais o tempo de atendimento à sociedade. Eles consideram as novas tecnologias aliadas na operacionalização dos atendimentos. “Em casos de desastres naturais, por exemplo, o georreferenciamento dos pontos mais críticos é fundamental para nossa ação”.
Posteriormente, Deivid realizará mais encontros com os bombeiros para realizar melhorias no desenvolvimento do aplicativo.
Também acompanharam a apresentação, a gerente de Educação do Senac-RS, Janine Ledur, o diretor do Senac Santo Ângelo, Rafael Tunes, e a pedagoga Catiane Schaurich.