Com o projeto Troca: Uma Prática de Inclusão e Diversidade, o Senac Comunidade está concorrendo ao Prêmio Inovação de Porto Alegre. A premiação busca reconhecer aqueles que colaboram com a geração de conhecimento, processos, produtos e serviços de relevância pública. A prática Troca tem como principal objetivo tornar a sociedade mais inclusiva, revisando terminologias diariamente, proporcionando acesso à informação e reduzindo preconceitos e estigmas. A premiação final acontece no dia 18 de abril, em evento no Parque Pontal do Estaleiro.
Para a diretora do Senac Comunidade, Liliane Netto Valls, concorrer ao prêmio evidencia a importância da prática, “pois a metodologia vai além de capacitar as pessoas a usarem uma comunicação mais assertiva. Inspira quanto ao questionamento de estereótipos prejudiciais e contribui para a adoção de uma abordagem mais empática em suas interações”. A diretora destaca que a iniciativa foi criada pela orientadora de educação profissional, Amanda Leppa, e diz que o Troca auxilia na construção de lideranças inclusivas nas comunidades, famílias, grupos de amigos e nas escolas.
A prática Troca acontece desde 2019 e já contribuiu com a formação de mais de 6 mil pessoas, capacitando-as sobre as terminologias não assertivas, veladas ou explícitas, e sugerindo a substituição dos termos por meio de um acordo de responsabilidade social. O projeto recebeu o prêmio TOP Cidadania 2022 e fará parte do Catálogo de Experiências Pedagógicas Inovadoras de Porto Alegre 2024.
As instituições capacitadas foram as escolas do Senac Centro Histórico, Lindóia, Novo Hamburgo, Santa Cruz, Tech, Tramandaí e Viamão, Senac EAD, Sesc Cachoeira do Sul, Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer, Escola Especial Elysey Paglioli, Escola de Educação Infantil Aroma Criança, Escola Técnica Estadual Senador Ernesto Dornelles, Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Estado do Rio Grande do Sul - FASE/RS, Associação de Cegos do Rio Grande do Sul – ACERGS, Programa de Trabalho Educativo – PTE, Instituto Psiquiátrico Forense Doutor Maurício Cardoso - IPF, Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Porto Alegre – APAC, Empresa Saque e Pague, Grupo Zaffari, vereador e presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Porto Alegre, XVI Congresso Nacional das Associações Pestalozzi em Foz do Iguaçu, além do time de pedagogas do Senac-RS.
Para saber mais sobre a prática, os interessados podem entrar em contato com o Senac Comunidade pelo telefone (51) 3211-3579. A escola fica localizada na rua Coronel Genuíno, 358, no Centro Histórico de Porto Alegre.