O espanhol é uma das línguas mais faladas no mundo, sendo o idioma materno de cerca de 500 milhões de pessoas, conforme indicam os dados do último relatório anual do Instituto Cervantes. Ao todo, 21 países tem o espanhol como língua oficial, e boa parte deles é vizinha do Brasil, o que facilita o aprendizado e a familiarização com a cultura dos hispanohablantes.
Aprender a língua espanhola possibilita não só diversas experiências culturais, mas também agrega valor ao currículo profissional e auxilia no desenvolvimento de habilidades cognitivas, como a memória e concentração. De acordo com a docente dos cursos de espanhol do Senac Uruguaiana, Hadiz Ali Tas, o estudo do idioma pode ser potencializado com ferramentas como podcasts. Pensando nisso, a educadora selecionou três dicas. Confira:
- Coffee Break Spanish - Este podcast é projetado para iniciantes e oferece lições de espanhol de forma descontraída e envolvente;
- Español Automático - Com foco em técnicas de aprendizagem acelerada, ajuda os ouvintes a melhorarem suas habilidades de espanhol através de dicas e estratégias eficazes.
- Duolingo Spanish Podcast - Produzido pelo popular aplicativo de aprendizado de idiomas Duolingo, o podcast apresenta histórias reais em espanhol, narradas lentamente para ajudar os ouvintes a praticarem sua compreensão auditiva.
Segundo Hadiz, podcasts são uma boa opção de estudo por diferentes razões, como acessibilidade, variedade de conteúdo, flexibilidade, desenvolvimento auditivo e imersão cultural. “Os podcasts são facilmente acessíveis em plataformas on-line, permitindo que os alunos ouçam em qualquer lugar e a qualquer momento, adaptando-se aos seus horários e rotinas. Eles ajudam a melhorar habilidades auditivas, pois expõe diferentes sotaques, ritmos e entonações do idioma. Também oferecem vocabulário e estruturas gramaticais contextualizados, o que ajuda a entender melhor como as palavras e as frases são usadas na prática”, destaca.
A educadora diz que podcasts podem ser adaptados para todos os níveis de proficiência e cada um possui características próprias, atendendo desde iniciantes até avançados. “Os podcasts para iniciantes usam vocabulário básico e frases simples. Os locutores falam mais devagar e os conceitos são repetidos e enfatizados. No nível intermediário, uma variedade de tópicos é abordada, introduzindo estruturas gramaticais mais complexas. Os locutores falam em ritmo mais natural. Já nas opções avançadas, são trabalhados temas especializados, como política, economia, ciência e cultura. A linguagem é autêntica, incluindo gírias e expressões idiomáticas. Além disso, os episódios frequentemente incluem discussões e debates sobre questões controversas e pontos de vista divergentes”, explica.
Quanto ao ensino de espanhol no Senac Uruguaiana, a docente destaca que os cursos buscam trabalhar metodologias dinâmicas, integrando ferramentas modernas como o podcast. Ela ressalta que “os alunos do Senac são incentivados a pesquisar e apresentar aspectos culturais específicos encontrados nos podcasts, promovendo uma imersão mais completa”.
E para quem deseja aprender o idioma, o Senac Uruguaiana está com inscrições abertas para o curso de Espanhol para Jovens e Adultos Básico 1 e 2. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site da escola ou comparecerem presencialmente na Travessa César Cunha, esquina com Osvaldo Cruz, s/ número, no bairro Centro. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (55) 3412-3838 ou pelo WhatsApp (55) 99230-7168.