Aprender de forma lúdica proporciona ao ser humano auxílio no desenvolvimento social, pessoal e cultural, facilitando no processo de socialização, comunicação, expressão e construção do pensamento. Os benefícios da ludicidade são capazes de influenciar o sujeito ao longo da vida adulta e não se restringem aos jogos e brincadeiras, mas qualquer atividade que proporcione momentos de prazer e integração. Quem aprende novas línguas no Senac Idiomas sabe a importância disso: os cursos são projetados para serem envolventes e interativos, focando na comunicação eficaz desde o início.
Conforme a docente dos cursos de inglês no Senac Erechim Jéssica Zago, os professores utilizam a abordagem comunicativa, que incentiva as crianças a praticarem o idioma de forma natural. “Os projetos são estruturados para desafiar as crianças a aplicarem o que aprenderam de maneira prática e significativa, desenvolvendo assim não apenas fluência no idioma, mas também confiança em sua capacidade de se comunicar, trabalho em equipe, empatia e liderança. A prática constante em situações comunicativas reais ajuda os alunos a desenvolverem habilidades práticas e a se sentirem mais preparados para interagir no idioma estudado”, explica.
O aprendizado lúdico ocorre por meio de jogos, atividades criativas e projetos colaborativos. “Por exemplo, utilizamos jogos de tabuleiro adaptados e personalizados para ensinar vocabulário e estruturas gramaticais de maneira divertida; atividades que envolvem movimentação na sala de aula com jogos como "Simon Says" (o mestre manda); criação colaborativa de projetos, como a criação de histórias em quadrinhos ou a produção de pequenas peças teatrais. Além disso, os livros didáticos que utilizamos são complementados por materiais audiovisuais interativos, que ajudam a reforçar o vocabulário e as estruturas linguísticas de forma visual e auditiva, seguindo nossa abordagem comunicativa”, conta Jéssica.
Tais atividades e materiais são projetados não apenas para ensinar o idioma, mas também para criar um ambiente de aprendizado positivo e estimulante, onde as crianças se sentem motivadas a explorar e usar o inglês de maneira natural e confiante.
Jéssica destaca que os alunos recebem essa forma de aprendizado de maneira positiva. “Do ponto de vista do docente, percebo como os alunos recebem positivamente a abordagem lúdica no aprendizado de inglês no Senac, independentemente da idade. Ao introduzir atividades lúdicas, como jogos e projetos, noto um aumento significativo na motivação e no engajamento dos estudantes. Quando organizamos jogos de tabuleiro, por exemplo, vejo como os alunos se envolvem de maneira mais ativa e entusiasmada. Eles competem de forma saudável para responder perguntas ou completar desafios que requerem comunicação eficaz do idioma. Verifico que, por meio desses jogos, não apenas estão praticando vocabulário e gramática, mas também desenvolvendo habilidades de trabalho em equipe e resolução de problemas”, conclui a docente.
O Senac Erechim está com vários cursos de idiomas com inscrições abertas. Para mais informações acesse o site ou ligue no telefone (54) 3522.2999 ou chame no WhatsApp (54) 99945-1225. A escola fica localizada na Praça da Bandeira, nº 26, 1º, 2º, 3º, 4º e 5º andares – Centro.
Inglês no Senac Erechim: metodologia muito além dos livros
17/07/24
Idiomas
Tags: