Depois de passar pela seleção escolar, os alunos Ronaldy Kauan da Silva, Jully Silva de Souza e Khadija Matzembacher Girardi do Senac Camaquã garantiram vaga para representar a escola na etapa regional das Competições Senac de Educação Profissional, nas ocupações Cabeleireiro, Estética e Bem-Estar e Recepção de Hotel. A regional acontecerá entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro, nas escolas Senac em Rio Grande e Pelotas, e contará com a participação de alunos de outras escolas Senac do Estado.
Jully tem 18 anos, é natural de Camaquã, estuda Marketing e há pouco tempo concluiu o curso de Maquiador. A competidora conta que o treinamento é muito proveitoso. “Cada dia tem um novo desafio para sempre me superar e me sair melhor. Não tem dias exatos ainda, mas normalmente treino às quintas-feiras pela manhã e segundas de tarde”, explica.
A aluna também destaca que ama a área da Estética. “Sempre foi um sonho e com a competição vi um jeito do meu pai aceitar esta área. Participar significa ter uma chance grande de ser reconhecida e poder estar representando futuramente o Senac. Um sonho”, afirma.
Khadija é a representante da ocupação Recepção de Hotel. A aluna tem 20 anos e nasceu em Camaquã. Há cerca de três meses cursa Técnicas do Serviço de Recepção Hoteleira. Segundo ela, o treinamento é intenso, mas divertido. “Sem dúvidas muito interessante e proveitoso, pratico dois dias por semana, três horas cada. Já era um objetivo meu me mudar de cidade para fazer faculdade, quando a oportunidade surgiu eu decidi que faria acontecer. Apesar de nunca ter cogitado o ramo de hotelaria acabei me identificando e gostando muito”, conta.
Aos 18 anos, Ronaldy é o competidor na ocupação Cabeleireiro. Natural de Camaquã, há três meses está fazendo o curso de Cabeleireiro no Senac. O treino de um dia por semana é considerado por ele um desafio e muito aprendizado. “Me motivou pela experiência e o quanto é grande a competição. Significa bastante para mim participar”, relata.
Vale destacar que as Competições Senac de Educação Profissional são realizadas desde 2016. As provas ocorrem a nível escolar, regional e nacional e reúnem estudantes que disputam em seis ocupações profissionais: Cabeleireiro, Cozinha, Cuidados de Saúde e Apoio Social, Estética e Bem-Estar e Recepção de Hotel. Os vencedores da etapa nacional das Competições disputam a WorldSkills – a maior competição de educação profissional do mundo, que acontece a cada dois anos, em um país diferente. O próximo evento da etapa mundial será em Shanghai, na China, em 2026.