Com o avanço constante da tecnologia, a demanda por profissionais capacitados para desenvolver, otimizar e gerenciar sistemas informatizados é crescente. Em resposta, o curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do UniSenac – Campus Porto Alegre surge como uma formação que vai além do ensino técnico: prepara o aluno para enfrentar e moldar o futuro digital. Com uma grade curricular focada tanto em programação, quanto em análise estratégica de dados e desenvolvimento de soluções para empresas, a formação é um caminho direto para o mercado.
Segundo o coordenador do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do UniSenac – Campus Porto Alegre, Rafael Rehm, a formação se concentra na criação, planejamento, desenvolvimento e manutenção de software e sistemas. "Profissionais dessa área utilizam metodologias e ferramentas para gerar soluções online e digitais, como sistemas empresariais e até aplicativos para celulares, por exemplo", explica.
Além disso, o coordenador destaca que a formação abrange uma gama diversificada de disciplinas que vão desde a lógica de programação e linguagens de desenvolvimento, passando por banco de dados, até metodologias ágeis e projetos de sistemas: "É um curso muito abrangente, que prepara os estudantes para os desafios dinâmicos do setor tecnológico".
De acordo com Rehm, “quem é formado nessa área, estará apto a desenvolver e programar sistemas, aplicativos e plataformas digitais. Projetar e modelar sistemas de informação que satisfaçam as demandas empresariais. Também poderá administrar e gerenciar bancos de dados além de desenvolver uma visão sistêmica para propor soluções tecnológicas que sejam eficientemente otimizadas. Assim, será apto a trabalhar em equipes para implementar e testar sistemas, assegurando sua funcionalidade e segurança com o objetivo de otimizar a eficiência dos projetos", ressalta.
O campo de atuação no setor é vasto:
Em empresas de tecnologia, assumindo funções como desenvolvedores, analistas de sistemas e de software;
Em departamentos de TI, em empresas de setores diversos, como bancos, indústrias, saúde e varejo;
Em startups, especialmente nas esferas da inovação e do desenvolvimento de novos produtos digitais;
Em consultorias de TI, dedicando-se a desenvolver soluções para clientes;
E ainda em atividades no empreendedorismo, criando aplicativos e plataformas.
Para o especialista, o segmento está em franca expansão, impulsionado pela transformação digital dos últimos anos e pelo aumento significativo na demanda por tecnologias e soluções digitais. Entretanto, "enfrenta uma carência de profissionais qualificados, elevando a empregabilidade dos graduados em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. A tendência é que a demanda permaneça em ascensão, sobretudo devido à crescente adoção de tecnologias como inteligência artificial, big data e IoT", projeta.
No caso do curso do Unisenac – Campus Porto Alegre, de 2100 horas, o coordenador afirma que a metodologia aplicada é a de "aprender fazendo", onde o aluno não foca unicamente na teoria. "Incentivamos os estudantes a colocarem em prática o que aprendem, permitindo que explorem e entendam o conteúdo por meio da execução de tarefas reais, experimentos, simulações e projetos. Assim, desenvolvem habilidades práticas para solucionarem problemas do mundo real, promovendo a autonomia e a autoconfiança", comenta.
Essa metodologia, segundo Rehm, envolve o aluno como protagonista de seu aprendizado, estimulando a tomada de decisões, a experimentação e a reflexão sobre os resultados obtidos: "Em áreas como a Tecnologia da Informação (TI), por exemplo, a prática pode incluir atividades como a criação de programas, desenvolvimento de sistemas e resolução de desafios de segurança, permitindo que os alunos experimentem a aplicação de teorias e conceitos em situações autênticas".
Para se inscrever no curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, os interessados devem acessar o site do UniSenac – POA ou comparecerem presencialmente na unidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3022-1044 ou pelo WhatsApp (51) 98900-2024.