A moda é um reflexo de sua época, reinventando-se a cada estação e trazendo propostas que traduzem a energia do momento. O verão é uma estação de renovação. É quando o calor convida a adotar um guarda-roupa mais leve, colorido e cheio de vida. Em 2025, essa essência ganha ainda mais força com propostas que misturam influências nostálgicas e contemporâneas, criando uma temporada marcada por criatividade e versatilidade, conforme indica a especialista em Moda e docente do Senac Novo Hamburgo, Natalya Duhart Figueiredo.
O que estará em alta no verão 2025?
Segundo Natalya, as principais tendências para a temporada incluem:
- Estilo Boho – mescla rendas, peças fluidas, estampas.
- Estampas listradas coloridas
- Vestidos de cintura baixa
- Silhuetas mais amplas
- Transparências sutis
- Sapatilhas de veludo
Ela afirma que as peças-chave serão coletes, blusas com amarração frontal e mangas bufantes, vestidos amplos inteiros com tecidos acetinados, calças listradas em tecidos leves e sapatilhas de veludo coloridas.
A especialista explica que a melhor maneira de incorporar as tendências no dia a dia é equilibrando-as com seu estilo pessoal. “É importante priorizarmos peças que já possuímos e nos sentimos bem usando e, para incorporar as tendências no look, adquirir algumas peças-chave e acessórios com as cores de acento. Por exemplo, podemos investir em uma blusa de manga bufante com amarrações que certamente irá compor super bem com diferentes calças, saias e shorts que já possuímos no armário. Também vale apostar em acessórios como bolsas, presilhas de cabelo e sapatos nos tons da estação”, aponta.
Cores
Quanto às cores do verão, Natalya ressalta que o amarelo manteiga desponta como a cor da estação. “Além dele, temos uma variedade de rosas - do mais suave e delicado ao pink vibrante, verdes - passando por oliva, pistache, menta e chegando ao lima, laranja, roxo uva e caramelizados - marrom em suas diferentes versões”, descreve.
Acessórios
Para os acessórios, a docente expõe que haverá uma onda maximalista, com brincos, pulseiras e colares grandes em formas orgânicas. “Além disso, os acessórios de palha, especialmente as bolsas, estarão muito presentes - confirmando essa onda ‘boho chic’”, completa.
Natalya comenta que uma boa dica para introduzir estampas e cores mais ousadas é utilizá-las através de acessórios, podendo ser combinados com mais de um look. “Assim, aproveitamos o que já temos e reforçamos nosso estilo pessoal, ao mesmo passo que damos o charme da estação”, salienta.??
Moda com identidade
Mais do que seguir padrões, a moda é uma forma de expressão pessoal, que ganha ainda mais valor quando reflete o estilo único de quem a veste. Nesse contexto, Natalya avalia que “as tendências são bacanas e conectam muito com a moda e o momento cultural da sociedade". Mas não se pode esquecer que o que realmente importa é se sentir bem. “É preciso estar ciente de que as tendências só vão ser positivas se as usarmos para valorizar o estilo pessoal”, conclui.
E para quem deseja se aprofundar no mundo da moda e entender como essas tendências são formadas, o Senac Novo Hamburgo oferece diversos cursos na área. Mais informações podem ser obtidas pelo site ou pelo telefone (51) 3553-7350. A escola fica localizada na Avenida Nações Unidas, 3760, no bairro Rio Branco.