
Os estudantes da turma 69 do curso Técnico em Enfermagem do Senac Rio Grande concluíram, no dia 17 de fevereiro, o projeto integrador "Desenvolvimento Infantil". Inspirada no programa estadual Primeira Infância Melhor (PIM), a iniciativa teve como objetivo compartilhar informações sobre o tema e promover a confecção de brinquedos educativos para estimular habilidades cognitivas e motoras das crianças.
Segundo a docente do curso, Flávia Selles, o projeto envolveu estudos aprofundados sobre como diferentes atividades contribuem para o desenvolvimento infantil. Como parte da ação, os alunos realizaram um levantamento entre outra turma do curso Técnico em Enfermagem para identificar o número de crianças em seu convívio, como filhos, irmãos e sobrinhos. A partir desse mapeamento, confeccionaram brinquedos com materiais recicláveis, visando estimular o aprendizado e a coordenação motora dessas crianças.
A educadora destaca que o projeto também contou com um evento especial, que teve a participação da coordenadora do PIM do município, responsável por apresentar as bases do programa. Além disso, uma aluna da turma, que atua como monitora do projeto, compartilhou sua experiência. “Para complementar o conteúdo, tivemos ainda uma palestra com uma psicóloga especializada em educação afirmativa. Ao final, os estudantes entregaram os brinquedos confeccionados aos colegas da outra turma, explicando a forma correta de utilização”, relata Flávia.
Como resultado final, os alunos criaram um site que reúne todas as informações sobre o projeto, incluindo tutoriais em vídeo para a confecção dos brinquedos e um relato completo da trajetória da turma. “Esse projeto permite aos alunos aprofundar seus conhecimentos sobre desenvolvimento infantil e as habilidades essenciais para cada faixa etária. O site criado pela turma tem acesso público e pode ser explorado por profissionais da saúde e da educação ou por qualquer pessoa interessada no tema, que busca ideias de brinquedos educativos e acessíveis”, explica a docente.
Para saber mais sobre o projeto, acesse o site: