
Depois de passar pelas etapas escolar e regional, Ronaldy Kauan da Silva, do Senac Camaquã, garantiu vaga para representar a escola e o Rio Grande do Sul na etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional, na ocupação Cabeleireiro. A seleção aconteceu entre os dias 24 e 27 de fevereiro, no Senac Bento Gonçalves.
Natural de Camaquã, o competidor de 18 anos diz que representar a cidade e o estado é gratificante e está sendo uma experiência única. “O momento da decisão e divulgação dos representantes da minha ocupação foi demais, fiquei muito feliz quando chamaram meu nome. Agora, meu sonho é avançar e ganhar a WorldSkills”, destaca.
Em busca desse sonho, o jovem se dedicará a uma rotina intensa de treinamentos, realizando atividades todos os dias durante a manhã e tarde. A preparação inclui simulações com situações desafiadoras e diversas atividades que auxiliam a desenvolver técnicas na ocupação.
Como funcionam as Competições Senac de Educação Profissional
As Competições Senac de Educação Profissional são compostas por três etapas: escolar, regional e nacional. As etapas funcionam como uma seletiva, ou seja, os vencedores da etapa escolar encontram-se na estadual; os medalhistas da estadual representam o RS na etapa brasileira; os primeiros colocados em cada ocupação nesta etapa nacional representam o Brasil na WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo.
Já a WorldSkills reúne competidores em mais de 50 skills (habilidades vocacionais). O Senac entra na disputa internacional com as “ocupações” relacionadas ao Comércio. Já o Senai participa da WorldSkills nas ocupações relacionadas à Indústria. Juntos, os alunos do Senai e do Senac formam a delegação brasileira no mundial das profissões. Mais informações acesse www.senacrs.com.br/competicoes.