
Criar uma marca de roupas própria vai muito além de ter bom gosto e criatividade. Para quem deseja empreender na área da moda, é preciso lidar com desafios financeiros, entender de logística, vencer a concorrência e suprir eventuais lacunas de conhecimento sobre o funcionamento de um negócio, conforme explica a docente da área de moda do Senac Novo Hamburgo, Natalya Duhart.
A jornada empreendedora começa, de acordo com ela, com um planejamento bem estruturado. “Antes de mais nada, para empreender na sua própria marca, é fundamental que se pesquise e defina um nicho de mercado e público-alvo, elabore um plano de negócios com projeções financeiras e estratégia de branding (focados tanto para o público, quanto para o segmento escolhido) e produza coleções-piloto - que validem a aceitação do público, antes de escalar uma grande produção”, enumera.
Nesse contexto, a formação técnica é apontada por ela como diferencial para superar parte dessas dificuldades. Para a especialista, a capacitação auxilia em diferentes frentes, como na “diferenciação de outras marcas, proposição de um produto que entregue qualidade e vestibilidade, redução de desperdício e retrabalho por meio de uma modelagem precisa, aceleração do desenvolvimento de protótipos e garantia de consistência de caimento, conforto e qualidade das peças”.
Ela destaca que no curso Técnico em Modelagem do Vestuário do Senac Novo Hamburgo a aplicação de tendências de mercado na criação das próprias peças é algo estimulado desde as primeiras aulas. “Os alunos são sempre instigados a explorar a criatividade, alinhando as suas expectativas às tendências/movimentos comunitárias. Seja por meio de exercícios criativos ou de parcerias com empresas consolidadas, eles estão constantemente envolvidos com situações reais do mercado”, aponta.
Além do conhecimento técnico, Natalya salienta que possuir habilidades de gestão amplifica as chances de sucesso do empreendimento. Entre as competências necessárias, ela ressalta visão estratégica, noções de gestão financeira, conhecimento sobre branding e posicionamento de marca, entendimento do comportamento do consumidor e familiaridade com ferramentas digitais.
Sobre as tendências em gestão de negócios de moda para os próximos anos, a especialista aponta um cenário em que tecnologia e propósito se complementam. “A personalização em escala, o uso de dados para decisões estratégicas e o fortalecimento de marcas com propósito (como diversidade, sustentabilidade, inclusão e transparência) estão em alta. Além disso, veremos maior integração entre moda e tecnologia, com o uso de IA, automação e plataformas de vendas inteligentes”, afirma.
Para quem está começando agora, a docente deixa um conselho direto: “Transformar paixão em negócio exige preparo. Estude o mercado, ouça o cliente, comece pequeno, mas com consistência. Não tenha medo de testar, errar e ajustar. E, principalmente, invista em conhecimento — entender de moda é importante, mas entender de gestão é essencial para crescer com segurança”, aconselha.
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E para aqueles que têm interesse em se profissionalizar na área, o Senac Novo Hamburgo oferece cursos técnicos, livres e de gestão voltados para o mundo da moda com foco em prática, inovação e empreendedorismo. Mais informações podem ser obtidas no site ou pelo telefone (51) 3253-7350. A escola fica localizada na Av. Nações Unidas, 3760, no bairro Rio Branco.