Senac

Rio Grande do Sul

Escolha seu Curso

Notícia

Porto Alegre, 30/07/2009

Tecnologia da Informação: mercado de qualificação e oportunidades

Tecnologia da Informação: mercado de qualificação e oportunidades
fotos/2009730/112371.JPG

A Tecnologia da Informação (TI) é considerada um mercado em constante transformação. O aprimoramento intenso do conhecimento existente e o surgimento acelerado de novas tecnologias fazem da TI uma ciência de alta complexidade. O profissional interessado em prosperar neste segmento deve, portanto, estar capacitado em nível condizente às exigências do mercado profissional. De acordo com dados recentes de pesquisa da Brasscom - Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, há vagas para 30 mil pessoas capacitadas em TI em todo o Brasil. Já a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet (Assespro/RS) indica que, no Rio Grande do Sul, são sete mil vagas ociosas.

“O mercado precisa hoje, essencialmente de Técnicos habilitados e bem formados. Um curso técnico orientado a certificações específicas que se complementem é um ótimo modelo”, avalia o professor do Núcleo de Desenvolvimento e Inovação do Senac Informática, de Porto Alegre, Marcos Vinícios Marques. Para o docente, a oferta de qualificações na área devem necessariamente ir ao encontro dos anseios do mercado.

Sob esta perspectiva, no Senac, a valorização da prática tem sido apontada como uma questão diferencial para a formação dos jovens. “Mesmo fazendo faculdade, o curso técnico é muito importante pra mim”, destaca o estudante do Senac, *Eduardo Luiz Venturine, que iniciou o curso ainda neste ano e, atualmente, está no Módulo I. Venturine, aluno do 3° Semestre do curso de Ciências da Computação da UNIFRA, vê ainda no corpo docente um dos diferenciais da capacitação. “São professores com grande experiência e que valorizam a questão prática das aulas. Até o momento, não tenho o que reclamar”, diz.

Sobre o Curso Técnico do Senac Santa Maria

Aprovado pelo Conselho Estadual de Educação (CEED/RS), o curso ganhou sua primeira turma em março de 2007. Sob coordenação do professor Carlos Gresller, o curso é dividido nos módulos Operação e Manutenção de Computadores, Desenvolvimento de Sistemas, Suporte e Administração de Redes de Computadores e Desenvolvimento de Aplicações para a Internet. Em um total de 1.212 horas de atividades curriculares, das quais 100 são destinadas para a elaboração de projetos individuais de conclusão dos alunos, os únicos pré-requisitos para a matrícula são o estudante ter idade mínima de 16 anos e estar cursando a 3a série do Ensino Médio.

No decorrer do curso os alunos adquirem conhecimentos, habilidades e atitudes para desenvolverem ações que envolvam desde a concepção até a implementação de projetos referentes a montagem e manutenção de computadores, administração e suporte a redes, Internet, sistemas e gerenciamento de banco de dados que funcionem integrados por meio de sistemas lógicos e por meio de estruturas físicas de redes. Ao formar-se o aluno estará hapto a ser um profissional autônomo, prestador de serviços, atuar nas mais diversas empresas oferecendo suporte e consultoria para a área de TI e atuar em fábricas de software, hardware e de desenvolvimento de Internet.

A Escola de Educação Profissional Senac Santa Maria está com inscrições abertas para a formação de nova turma do Cursos Técnico em TI. Serão formadas turmas nos turnos da tarde e da noite. Os interessados podem obter informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (55) 3225.2121 ou diretamente na sede da escola, Rua Professor Braga, 60. Serviço: Assessoria de Comunicação Sistema Fecomércio: (51) 3284.1970 Senac Santa Maria: (55) 3225.212

Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018