Senac

Rio Grande do Sul

Escolha seu Curso

Notícia

30/01/2018

Senac Lajeado promove curso Técnico em Programação de Jogos Digitais EAD

Senac Lajeado promove curso Técnico em Programação de Jogos Digitais EAD
Divulgação Senac-RS

O Rio Grande do Sul é um grande polo produtor de games, sendo responsável por um faturamento de R$ 8,5 milhões, no ano de 2016, de acordo com dados da Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Estado (ADJogosRS). O valor chama ainda mais atenção se comparado ao registrado em 2013, que foi próximo de R$ 3 milhões, tendo superado o dobro de faturamento em um período de 3 anos. Neste cenário, desenvolver games é uma profissão promissora que exige muito preparo e qualificação. Para capacitar os interessados nessa área, o Senac Lajeado oferece o curso Técnico em Programação de Jogos Digitais na modalidade educação a distância (EAD) com início no dia 9 de abril.

Como mostram os dados, o mercado de games no Brasil é um dos mais promissores do mundo. De acordo com um levantamento da Super Data Research, o mercado de games no Brasil movimenta cerca de U$ 1,5 bilhão por ano. Porém, o coordenador do Técnico em Programação de Jogos Digitais do Senac EAD, André Theodoro, aponta que não são muitas empresas em território nacional: “frente a esta realidade, somente os melhores se destacam”.

As possibilidades no mercado são diversas, visto que um estúdio de jogos digitais deve contar com profissionais com habilidades artísticas e de programação. Dentre os artistas, André citar os modeladores e animadores 3D, ilustradores, desenhistas, diretores de arte. Já na área de programação, faz-se a necessidade de programadores C#, Java, javascript, além do conhecimento das principais game engines - Unity 3D, Unreal Engine e Cry Engine. “Entre os estilos mais lucrativos para o mercado brasileiro estão os Advergames (jogos publicitários) e os jogos educacionais” - afirma o docente.

Para estar entre os profissionais de destaque, é preciso oferecer o que mercado espera. O profissional de jogos digitais deve saber planejar todas as etapas de programação, desenvolvê-las, realizar o playtest e finalizar o projeto do jogo. Além disso, André ressalta a importância de realmente gostar de jogos e tecnologia em geral: “uma grande afinidade com linguagens de programação é essencial”. Outras características relevantes para quem deseja trabalhar na área são a criatividade e a facilidade no trabalho em equipe. “O profissional que tem boa comunicação com os profissionais de arte de um projeto de games tem mais chances de se destacar”, aponta o docente.

Durante uma carga horária de 1000h, os alunos aprendem sobre desenvolvimento e programação de jogos digitais multiplataformas, configuração e implantação de elementos multimídia à plataforma de desenvolvimento, algoritmos e estruturas para jogos digitais, integração e programação dos elementos multimídia a consoles, computadores e dispositivos móveis, realização de testes e aprimoramento da manutenção de jogos digitais. Segundo André, o grande diferencial do curso de Programação de Jogos Digitais do Senac é a metodologia de ensino. “Em paralelo às atividades teóricas, o aluno realiza o projeto integrador, no qual aplica todos seus conhecimentos desenvolvendo seu próprio game”, explica o docente.

Matrículas devem ser feitas no Senac Lajeado, localizado na Av. Senador Pasqualini, 421. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3748-4644 ou através do site www.senacrs.com.br/lajeado. Comerciários têm desconto de 20% mediante a apresentação, no ato da matrícula, do cartão Sesc/Senac, nas categorias empresário e comerciário.

Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018