Senac

Rio Grande do Sul

Escolha seu Curso

Notícia

Porto Alegre, 23/07/2018

Docente do Senac Comunidade dá dicas para escolher e preservar as roupas de modo sustentável

Docente do Senac Comunidade dá dicas para escolher e preservar as roupas de modo sustentável

A sustentabilidade deve estar em todas as ações do dia a dia, no momento das refeições, da higiene, dos transportes e até na hora de escolher as roupas. Isso proque, segundo a HBS (Harvard Business School), a indústria da moda é uma das mais poluentes, ficando atrás apenas da indústria do petróleo.  Por isso, a conscientização em relação à moda é um dos aspectos trabalhados com os alunos do Programa Jovem Aprendiz, no Senac Comunidade, em Porto Alegre.

A professora da escola Cíntia Verardi destaca que, às vezes, a moda da passarela fica distante da realidade. Assim, devemos buscar inspiração nas cores e utilizar as peças que farão sentido em outras estações: “A moda é vestir o que te faz bem e principalmente aquilo que transmite um pouco da sua personalidade. O consumo tem que ser consciente pois a geração de resíduos na indústria é enorme, por isso que avaliar a compra e saber de quem estamos comprando é muito importante. Consumir moda é consumir identidade, e devemos valorizar as empresas que pensam em uma moda sustentável” - afirma.
 
A docente também chama atenção para os cuidados nas trocas de estações, principalmente com o guarda-roupas, que deve ser higienizado corretamente para evitar mofos e odores: “A forma mais simples e barata de realizar essa limpeza é utilizando um pano de algodão úmido com gotas de vinagre branco. Para finalizar, use um pano seco e deixe aberto por dez minutos. O giz escolar também é uma ótima sugestão para umidade e pode ser colocado dentro do armário” - indica. Segundo a docente, após essa limpeza, o guarda-roupas está pronto para o armazenamento e o cuidado com as peças pode evitar em 70% o descarte.
 
Cíntia acredita que a famosa “limpa” no armário também ajuda muito nas questões sustentáveis e o melhor momento para fazer essa seleção de peças é na hora de higienizar o guarda-roupas: “tire aquilo que não faz mais sentido para você, pesquise estilos que você goste em revistas. Assim fica mais fácil de saber o que você gosta e o que você não vai mais usar” - explica.
 
A docente afirma ainda que os brechós também são uma opção para quem deseja montar um guarda-roupas mais sustentável.  “Fazer do velho algo novo sempre é moda. Realizar troca-troca sustentável, promover trocas com colegas de trabalho, amigos e família é sempre legal”. Contudo, as velhas dicas de observar na etiqueta os modos de manutenção e conservação e lavar roupas à mão trazem longevidade à peça e nunca devem ser descartadas.
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018