Senac

Rio Grande do Sul

Escolha seu Curso

Notícia

Porto Alegre, 26/11/2018

Simulado de acidente mobilizará rede de atendimento de Porto Alegre

Simulado de acidente mobilizará rede de atendimento de Porto Alegre

Um simulado de incidente com múltiplas vítimas (IMV) será realizado no dia 1º de dezembro (sábado), no Senac Saúde, na Avenida Assis Brasil, em Porto Alegre. Estudantes, profissionais da área de saúde e de segurança e demais voluntários estarão envolvidos no exercício. A atividade, que envolverá 23 instituições e cerca de 200 pessoas, ocorre das 8h às 14h. 

“Nosso objetivo é organizar um plano de respostas capaz de atender um grande número de vítimas no menor tempo possível, com fluxos estudados e planejados”, explica Henri Siegert Chazan, presidente do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA), entidade que idealizou a programação.

Na simulação, o teto do teatro desabará durante um evento com 90 participantes. Haverá diversos feridos e um óbito. As vítimas – representadas por estudantes do Senac e da PUCRS – serão triadas, atendidas e transportadas em ambulâncias para os principais hospitais da cidade.

“O treinamento para casos de emergência é crucial para auxiliar na tomada de decisão frente a catástrofes quando os profissionais mais precisam ter pronta-resposta. Além disso, o SAMU hoje conta com renovação de toda a frota de ambulâncias proporcionando melhor atendimento para os pacientes", destaca Erno Harzheim, secretário Municipal de Saúde de Porto Alegre.

Graduandos de Medicina da UFRGS, ULBRA e UFCSPA farão o papel de "sombras", sendo os responsáveis por observar todo o trabalho médico e analisar o atendimento. Acompanharão desde resgate até a chegada aos hospitais, avaliando todo o processo.

Esta é a segunda vez que o SINDIHOSPA organiza um simulado desse tipo. O primeiro foi em 2016, com a reprodução de um acidente entre um ônibus e um automóvel, na esquina da Avenida Ipiranga com a Edvaldo Pereira Paiva, envolvendo 34 vítimas.

A diretora do Senac Saúde, Carine Alalan, fala da importância de eventos como este para o aprendizado dos alunos e preparo da comunidade. “Este simulado fomenta o aprendizado, levando para além dos limites da escola atuações práticas e realísticas”, diz.

Instituições participantes:

Alunos das universidades UFCSPA, UFRGS, ULBRA e PUCRS

Alunos dos cursos técnicos do SENAC

Batalhão Aeroviário da Brigada Militar (BAVBM)

Coordenadoria Geral do Sistema Municipal das Urgências (CGSMU)

Corpo de Bombeiros da Brigada Militar do RS

Defesa Civil de Porto Alegre

Ecco Salva

Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre (EPTC)

Hospital Cristo Redentor

Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Hospital de Pronto Socorro

Hospital Divina Providência

Hospital Mãe de Deus

Hospital Moinhos de Vento

Hospital São Lucas da PUCRS

Instituto Geral de Perícias (IGP)

Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre

Senac Saúde

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)

SOS Unimed

Transul

Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018