Senac

Rio Grande do Sul

Escolha seu Curso

Notícia

23/01/2019

Aluno do Jovem Aprendiz conta como o Programa mudou sua vida

Aluno do Jovem Aprendiz conta como o Programa mudou sua vida

O Programa Jovem Aprendiz é sinônimo de primeira oportunidade no mercado de trabalho para muitos. No Rio Grande do Sul, o Senac-RS atende cerca de 15 mil alunos por ano por meio dele: jovens entre 14 e 24 anos de todo o Estado que alternam entre jornadas na escola de educação básica e nas empresas pelas quais são contratados. Entre eles, muitos alunos que buscam mudar de vida por meio da educação e tem sonhos paralelos. 

É o caso do aluno Pedro Henrique Araújo, 17 anos, aluno da Aprendizagem do Senac Comunidade. Natural de São Paulo, Pedro veio para o Sul ainda pequeno e mora em Eldorado do Sul.  Ele ficou sabendo sobre o Jovem Aprendiz em uma feira de empregos da sua cidade. “Na Feira, entreguei meu currículo e fui chamado para uma entrevista. Não achei que seria contratado, mas um tempo depois recebi uma ligação confirmando um dia para assinar meu contrato, pois eu havia sido aceito como Aprendiz”, relata. Na empresa desde então, ele conta que auxilia no setor de comprar da empresa: “Decidi entrar no programa para poder ter uma nova experiência, aprender e ensinar coisas novas. Hoje, ajudo nos processos de compra - faço formulários, planilhas e auxílio nas rotinas. ”
 
Além de ser Aprendiz, Pedro tem outras ambições: estudar Direito e ser músico, mais especificamente do estilo rap.  Ele conta como foi moldando esses sonhos ao longo da trajetória. “Quando vim para o Sul, fui morar em uma comunidade. Eu via tanta coisa acontecendo naquela época. Via meus amigos entrando no mundo das drogas. Mas eu não, não queria viver isso. Um dia um amigo me mostrou alguns raps e percebi que aquelas coisas que eram citadas nas letras aconteciam comigo, e então eu comecei a ouvir cada vez mais e encontrei, na música, uma válvula de escape”, relata.
 
Para ele, a música também é uma forma de desenvolvimento pessoal. “O mais interessante é que, desde que eu comecei a rimar e a escrever, tenho me desenvolvido em várias áreas. Graças aos conhecimentos que venho adquirindo das palavras e dos acontecimentos gerais da atualidade, eu consigo ter cada vez mais oportunidades de aprendizado e ações que vem me ajudando a me desenvolver”, conclui. 
 
Sobre o Programa Senac de Gratuidade:
O PSG tem por objetivo garantir o acesso à educação profissional de qualidade para pessoas cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse dois salários mínimos. Dentro do PSG está o Programa de Aprendizagem, também conhecido como Jovem Aprendiz, por meio do qual o Senac promove a inserção social de jovens com idade de 14 a 24 anos.
 
A empresa contrata o jovem aprendiz e o inscreve no Senac. A partir daí o curso alterna jornadas na escola de educação básica, nas unidades do Senac e na empresa, preparando-o para o mundo do trabalho. O Senac-RS também oferece cursos de Aprendizagem para pessoas com deficiência em diversas unidades do Estado. Neste caso, não há limite de idade e não se aplica o grau de escolaridade. Mais informações pelo site www.senacrs.com.br/psg.
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018