Senac

Rio Grande do Sul

Escolha seu Curso

Notícia

28/01/2019

Senac Comunidade oferta curso inédito de Aprendizagem para Restaurantes e Bares

Senac Comunidade oferta curso inédito de Aprendizagem para Restaurantes e Bares

Segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o setor de Gastronomia tem expansão anual em torno de 10% e gera cerca de 450 mil novas oportunidades de emprego por ano. Pensando em qualificar profissionais para atuar nessa área, o Senac Comunidade em Porto Alegre, promove, pela primeira vez, o curso de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Restaurante e Bar, integrante do Programa Jovem Aprendiz.

O curso é voltado às empresas que buscam contratar aprendizes capacitados especialmente no atendimento e nas atividades relacionadas ao ramo da Gastronomia. Com 1100 horas, a formação é dividida em dois módulos que alternam teoria e prática. O primeiro módulo de Auxiliar de Garçom aborda o preparo dos pratos, montagem e limpeza. Já o segundo desenvolve questões como recepção e atendimento aos clientes, como servir alimentos e bebidas e sua comercialização.
 
Para diretora do Senac Comunidade, Liliane Netto Valls, o novo curso vem para suprir uma demanda das empresas por profissionais qualificados nessa área. O Programa Jovem Aprendiz atende aos dispositivos da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000) e diferentes normativas que tratam da obrigatoriedade das empresas de contratarem jovens aprendizes. Na Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Restaurante e Bar, o aluno tem que ter entre 18 e 24 anos incompletos para participar. Vale destacar que a empresa é a responsável pela contratação do jovem aprendiz e de sua inscrição no Senac. A partir daí o curso alterna jornadas nas unidades do Senac e na empresa, preparando-o para o mundo do trabalho.
 
Inscrições
Como a empresa se inscreve: a empresa deve entrar em contato com o Senac Comunidade, onde será informada sobre as turmas em oferta, o calendário do curso e os documentos necessários para sua matrícula.
 
Como o aluno se inscreve: o interessado em uma vaga deve procurar por uma empresa que esteja contratando um aprendiz e participar de um processo seletivo. É a empresa que encaminhará o aluno para o Senac. Lembre-se: para candidatar-se a uma vaga, o interessado deve estar cursando a escola regular ou pode já ter concluído o Ensino Médio e ter entre 18 e 24 anos incompletos. Para pessoas com deficiência, não há limite de idade para participar do programa de aprendizagem.
 
Sobre o Programa Senac de Gratuidade:
O PSG tem por objetivo garantir o acesso à educação profissional de qualidade para pessoas cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse dois salários mínimos. Dentro do PSG está o Programa de Aprendizagem, também conhecido como Jovem Aprendiz, por meio do qual o Senac promove a inserção social de jovens. O Senac-RS também oferece cursos de Aprendizagem para pessoas com deficiência em diversas unidades do Estado. Mais informações pelo site www.senacrs.com.br/psg.
 
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018