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05/10/2020

Mudança de comportamento do consumidor traz novo propósito ao mercado da moda

Mudança de comportamento do consumidor traz novo propósito ao mercado da moda

A Semana dedicada à Moda & Beleza do Senac Trend foi finalizada com chave de ouro na noite da última sexta-feira, 2 de outubro. Em uma conversa intimista, confiante e sustentável pelo consultor de moda, André Carvalhal e a docente dos cursos de moda da Faculdade Senac Porto Alegre, Luciana Bulcão, os especialistas em moda abordaram ao vivo no canal do Youtube do Senac-RS temas como consciência, a história por trás dos produtos nas lojas e os frutos que a moda pode colher como resultado no mercado pós-pandemia.


O bate-papo, que contou com uma intérprete de libras, teve início com uma autodescrição dos especialistas para tornar a live mais acessível. Direto ao ponto, Carvalhal que é especialista em design para sustentabilidade e trabalha há cerca de 15 anos no mercado da moda já iniciou a conversa falando sobre as mudanças que a moda sofreu e vem sofrendo desde seu princípio. Com as contribuições da designer, os dois amantes da moda desenvolveram um diálogo acerca do livro de Carvalhal, tema da live "Moda com propósito" e também sobre um novo lançamento, seu 4º livro que está previsto inicialmente em e-book para as próximas semanas. 

A nova criação do escritor que surgiu no início da pandemia chega com a ideia de "como salvar o mundo". O palestrante contou que há um tempo percebeu uma grande mudança no comportamento do consumidor da moda, com novos questionamentos em relação às marcas e aos processos de produção, onde o cliente busca um consumo consciente. Carvalhal explica que esse comportamento teve uma alteração ainda mais perceptível diante das mudanças econômicas frente à pandemia: "Percebi que alguma coisa se perdeu na moda. A ideia do livro é uma investigação do que foi perdido nesse caminho. O que as pessoas desejavam e hoje não querem mais nesse mercado".

Em suas reflexões diante do tema tão pertinente ao momento no âmbito global, que tem atingido diretamente o formato de consumo, os especialistas trouxeram à tona o propósito pelo qual os consumidores têm se apegado ao consumir a moda. A docente Luciana Bulcão iniciou com um questionamento sobre o intuito dos consumidores em adquirir os mesmos produtos, sendo fiéis a determinadas marcas e Carvalhal respondeu: "O que tem por trás de uma camiseta ou um boné, por exemplo, é o significado simbólico muito forte, que acaba servindo as pessoas, aumentando mercado e gerando empregos". Nos últimos anos os produtos perderam esse significado. O interesse do mercado da moda hoje é resgatar seu propósito.", afirma o consultor.

Para o especialista o início da pandemia foi uma puxada de tapete nas marcas de moda. Muitas já valorizavam a moda sustentável, porém, as que não estavam nesse caminho tiveram que se adaptar. "A sensação que a gente teve é que todos os projetos e as ideias que estavam em standby, engavetadas, foram recicladas. A pandemia veio como um acelerador de futuro.", afirmou Luciana Bulcão. Carvalhal contribuiu: "Muita gente no início da pandemia teve a visão de que tudo iria se transformar, nós entraríamos em uma nova era. Não que esses processos evolutivos não estejam acontecendo, mas o que resultou foi em uma aceleração de muitas coisas que já estavam acontecendo, como o fechamento de marcas que já não estavam tão bem no mercado. Vi muitas pessoas tirando projetos da gaveta e estão aproveitando a pandemia para colocar em prática". 

O perfil dos consumidores mudou. Fato. Hoje é um consumo muito mais responsável e consciente, com uma preocupação com a natureza, a saúde e o bem-estar. É um reflexo desse momento que permite a todos viver a expansão da consciência, comenta o palestrante. "É um momento de muita introspecção, desafio e necessidade de reinvenção. As pessoas tem que arrumar formas de conseguir força, energia e dinheiro para sobreviver. Isso desperta a abertura de uma série de portas e janelas, e acabamos expandindo nossa consciência e nosso mundo sobre nosso entendimento de tudo. Essa sacudida favorece a abertura desse espaço pra nos olhar por dentro, para os nossos negócios e melhorar", finaliza.

Com perguntas do público participante, o consultor de moda e a designer e docente dos cursos de moda da Faculdade Senac Porto Alegre finalizaram a noite com um alerta sobre a importância da moda colaborativa, o consumo e valorização dos produtos locais e a oportunidade para usar e abusar da criatividade. Aproveitar, reciclar e transformar. Aproveitar o que já temos e resgatar nossa essência.

O bate-papo chegou ao fim com uma reflexão de André Carvalhal em forma de conselho a todos: "Está tudo muito conectado, as mudanças precisam ser sistêmicas. A moda não vai mudar por completo enquanto a educação, a alimentação e a política não mudarem. Promovemos ações de impacto e mudanças sistêmicas? Toda mudança começa em uma pessoa e se dissemina em um grupo. É esse engajamento que faz essa grande transformação. O que é mais importante nesse processo é o olhar pra si, para sua marca, e pensar qual a contribuição que podemos trazer pro mundo. Resgatar o que podemos fazer de melhor", finalizou André Carvalhal.

Os encontros do Senac Trend Moda & Beleza aconteceram ao longo de toda a semana, de 28 de setembro a 2 de outubro, on-line e ao vivo no canal do Youtube do Senac-RS. Todas as lives estão disponíveis para acesso posterior através do link: www.youtube.com/senacrsoficial.

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