Senac

Rio Grande do Sul

Escolha seu Curso

Notícia

12/11/2020

Conquista do espaço profissional, processo seletivo e home office são pauta do ADM Talks

Conquista do espaço profissional, processo seletivo e home office são pauta do ADM Talks

A segunda noite do ADM Talks, evento realizado pelas escolas do Senac de Cachoeira do Sul, Lajeado, Montenegro, Santa Cruz do Sul e de Santa Maria nesta quarta-feira (11/11), teve como tema principal "Pessoas, gestão e carreira". Na ocasião, os convidados abordaram assuntos como a conquista de espaço no mercado de trabalho, a modernização do processo seletivo e como aproveitar melhor o home office. 

 

A primeira fala foi da digital influencer com foco em carreira e fundadora do Senhora Carreira Érika Glória, que deu dicas práticas e objetivas de como se diferenciar no mercado de trabalho e conquistar espaço. "Tenha foco na entrega do seu resultado. Inclusive, entregue além do esperado. Entenda a necessidade da sua equipe, do cliente, do gestor e a sua própria. Mantenha a sua antena ligada e entenda que não adianta propor uma grande ideia se não estiver de acordo com o que se quer e se pode ter. Seja proativo e positivo. Traga possibilidades e soluções inovadoras. Dizem que em time que está ganhando não se mexe, mas será que não dá pra fazer melhor?Faça, traga e faça o novo sem medo de errar. As organizações hoje em dia estão abertas ao erro, pois só erra quem faz, quem tenta fazer melhor". 

Erika também lembrou que é preciso estar sempre ligado no que acontece ao seu redor e estar atento às oportunidades. "Oportunidades de aprendizagem, de ampliar a capacidade de entrega, de ganhar visibilidade e aumentar a rede de relacionamentos. As empresas são feitas por e para pessoas. Dedique-se aos relacionamentos, busque afinidades, crie confiança e seja gentil com todos. Ao liderar esteja aberto para as mudanças, trabalhe para o cliente e para a empresa como um todo, no coletivo. Vá atrás de informação e conhecimento e compartilhe. Torne-se, então, uma referência e conquiste seu espaço", finalizou Érika.

A live teve sequência com o analista de Recursos Humanos Lucas Scherer que abordou a inovação e modernização no processo seletivo. Além de citar algumas ferramentas tecnológicas que auxiliam na busca e análise de perfis e comportamentos, o especialista falou sobre o que está por trás do currículo. Do ponto de vista das empresas, o que é preciso levar em conta para escolher quem irá desempenhar determinadas atividades? Primeiro se valorizava as hard skills, ou seja, a capacitação técnica, o saber fazer. Conforme a sociedade se transforma e as tecnologias evoluem, as habilidades comportamentais são consideradas de grande valia para as organizações (as chamadas soft skills). É aquela tradicional premissa: as pessoas são contratadas pela capacidade técnica e são demitidas pelo comportamento. Claro que a capacitação é importante, mas não mantém um profissional na empresa apenas por isso. Hoje busca-se a pessoa certa para a vaga certa, valorizam-se as competências, habilidades". Para Lucas, a pandemia destacou quais competências são valorizadas. "Aprendizagem rápida, saber filtrar o que é importante, fazer a leitura do contexto e tomar a decisão correta. A solução de problemas é também destacada, assim como a criatividade, que pode ser desenvolvida para solucionar os problemas e inovar com diferentes formas de fazer. Finalizando, a colaboração ganhou muita importância. Saber trabalhar em equipe é essencial", afirmou. 

Para fechar a segunda noite do ADM Talks, a consultora profissional Luciana Carvalho deu sugestões de como estimular a criatividade com o home office. "Esse formato de trabalho a distância que a pandemia apresentou para várias organizações mudou também o formato de seleção de pessoas. Hoje se olha, além das habilidades e capacitação, para o entorno das pessoas". Conforme Luciana, o profissional de RH busca saber se o candidato tem família e se mora com ela. Tem pets? Filhos? Em casa ou no apartamento? Tudo isso influencia no resultado quando o trabalho é feito de casa e a consultora deu dicas para que o home office seja proveitoso. "Busque o autoconhecimento. Isso levará a autogestão de suas potencialidades, habilidades e limitações. Tenha um bom gerenciamento de seu tempo. Separe seu tempo profissional do seu tempo pessoal, em família. Não é porque você está em casa que vai misturar tarefas domésticas com as do trabalho. Mantenha o foco, faça planejamento e gestão de tempo. Por fim, seja adaptável, tenha atitude para solucionar problemas, tenha a capacidade de absorver as mudanças", indicou Luciana.

O ADM Talks acontece até hoje, dia 12 de novembro, no Facebook do Senac-RS, com live às 19h30. O evento reforça a importância da área de Administração. Vale destacar que as escolas do Senac de Cachoeira do Sul, Lajeado, Montenegro, Santa Cruz do Sul e de Santa Maria estão com inscrições abertas para o Curso Técnico em Administração. O profissional Técnico em Administração executa atividades administrativas da organização relacionadas aos processos de gestão de pessoas, de operações logísticas, gestão de materiais e patrimônio, de marketing, de vendas e de finanças.

Confira a programação desta quinta-feira (12 de novembro)

Tema: Marketing e Propósito 

Convidadas: Bianca Regina Pundrich, especialista em Gestão de Pessoas. Analista de PDA e de Desenvolvimento Humano e Organizacional, e Camila Lima, Analista de Comunicação da Mercur 

Assuntos 

- MERCUR:Trabalho com propósito: Jeito Mercur de se relacionar com o público infantil

Camila Lima - Analista de Comunicação -"Em tempos de distanciamento, a comunicação vem nos aproximando"

Bianca Regina Pundrich, especialista em Gestão de Pessoas. Analista de PDA e de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Fruki

Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018