19/03/2021
Mercado da Gastronomia exige qualificação profissional
O ano de 2020 foi um dos piores para a economia mundial. Para o setor da Gastronomia, o período foi particularmente ainda mais difícil, pois foi um dos mais afetados pela pandemia da Covid-19. No entanto, de acordo com avaliação da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a partir do segundo trimestre de 2021 o setor voltará a operar e crescer dentro da normalidade com a possível retomada das atividades econômicas. O potencial de mercado exige a capacitação de profissionais para atuarem em diversos segmentos do setor de alimentos e bebidas, desde um restaurante até uma cozinha industrial. O Senac-RS oferece a oportunidade de qualificação com o curso de Cozinheiro, que está com inscrições abertas na Faculdade Senac Porto Alegre e nas escolas Senac de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Gramado e Pelotas.
Com a expertise de ser a primeira formação profissional de Cozinheiro no Brasil, desde 1963, o Senac acompanha o mercado nas tendências e em seu crescimento. O cozinheiro é o profissional que tem como atribuição a preparação e a apresentação de produções culinárias que compõem os cardápios de estabelecimentos alimentícios. No curso do Senac-RS, os alunos aprendem a aprimorar as técnicas de cozinha e a conhecer as características dos alimentos e da cultura gastronômica regional e internacional, contribuindo para o melhor aproveitamento dos recursos que oferecem refeições. Entre as competências que são desenvolvidas na capacitação estão a organização do ambiente de trabalho, controle e organização do estoque de cozinha, preparação e apresentação de produções culinárias e elaboração de cardápios.
"Aprendi vários detalhes que faltavam para melhorar minhas técnicas na cozinha. Fiz amizades que vão ficar para sempre", conta a ex-aluna Aline Silveira dos Santos. Para o também ex-aluno Ricardo Moreira Prestes, fazer o curso de Cozinheiro no Senac-RS foi uma oportunidade de conhecer e se encantar ainda mais pela gastronomia. "Extremamente importante o conhecimento adquirido na escola. A dedicação dos docentes e a preocupação em bem transmitir as informações foram positivas", afirma.
Mais informações sobre a formação podem ser obtidas no site do Senac-RS: www.senacrs.com.br, ou com o Senac da sua cidade.