Senac

Rio Grande do Sul

Escolha seu Curso

Notícia

18/06/2021

Café com Soluções explica o flow e a vibe nas relações

Café com Soluções explica o flow e a vibe nas relações

 "A Covid criou muito, mas revelou muito mais". Com esta afirmação o engenheiro mecânico e educador físico, especialista em dinâmicas de grupo e gestão de Recursos Humanos, Nelson Bittencourt iniciou o Café com Soluções desta sexta-feira, 18 de junho. Com o tema "Como a neurociência explica o flow e a vibe nas relações: uma abordagem comportamental", Bittencourt destacou as habilidades que passaram a ser mais valorizadas por causa da pandemia: adaptabilidade, resiliência e flexibilidade para atingirmos o estado de flow ideal para a boa qualidade de vida. 

"Como substantivo, Flow significa fluxo, escoamento. Como verbo, é a relação direta com a vida ativa, com a sensação de que o aqui e o agora preenchem minha vida. Algo que dá tanto prazer, independentemente se por lazer ou trabalho, que nada tira do foco", disse Bittencourt. E é possível viver em constante estado de flow? Para o especialista, sim. Desde que se viva bem com o que se é e com o que se faz, quando se tem atividades e atitudes que remetam às conexões entre esforço, dedicação e recompensa. E que acionam os chamados hormônios do prazer: adrenalina, dopamina, serotonina, ocitocina e endorfina que são substâncias químicas produzidas pelo cérebro, essenciais para o desempenho de diversas funções físicas e psicológicas, e também relacionadas às sensações de motivação, alegria, euforia e ao bem-estar geral. 

Entre as atitudes e atividades que levam ao estado de flow estão o bom sono, alimentação de verdade e de qualidade, além de aprender a conviver e gerenciar as situações inevitáveis de estresse - não é o estresse que mata, mas a reação a ele. Bittencourt lembra que tudo está interligado. O alimento de qualidade sinaliza para o intestino (considerado o segundo cérebro) que produz serotonina, que acaba gerando a melatonina, hormônio do sono. "Somos seres de hábitos, de rotinas que nos trazem recompensas e que resultam no estado de flow", afirmou. 

Conforme o especialista, o estado de flow tem sido muito valorizado pelas empresas, inclusive. O chamado Flow do Trabalho acontece quando existe paixão no que se faz e o ideal é unir o flow de todos no ambiente de trabalho gerando uma vibe positiva, saudável e producente. Isso é possível quando existe a sintonia de todos os flows gerando ambiente cujas vibrações fluem na mesma direção. "É viver com mais qualidade. Quando nos responsabilizamos pelo nosso próprio flow estamos contribuindo para um ambiente melhor", finalizou Bittencourt. 

O Café com Soluções faz parte do Sesc|Senac Soluções Corporativas, que é um canal de atendimento personalizado para empresas, órgãos públicos e sindicatos, desenvolvendo programas personalizados de Educação, Cultura, Saúde, Esporte, Lazer e Turismo. O próximo encontro acontece no dia 16/07, sexta-feira, às 8h. As inscrições podem ser realizadas pelo link https://bit.ly/39YoGT9. O evento, gratuito, gera certificado de participação. 

Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade para melhorar sua experiência em nossos sites e personalizar a entrega de conteúdo do seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.