Senac

Rio Grande do Sul

Escolha seu Curso

Notícia

14/09/2021

Palestra com Emicida abre programação gratuita da Feira de Oportunidades 2021

Palestra com Emicida abre programação gratuita da Feira de Oportunidades 2021

“Que nunca percamos a capacidade de sermos leves e de sermos pontes entre as pessoas e os seus sonhos”, assim foi a abertura da Feira de Oportunidades - FO21, evento gratuito de capacitação profissional promovido pelo Senac-RS, que aconteceu na noite desta terça-feira (14). Em um bate-papo sobre educação, futuro e a importância do professor na transformação da sociedade, o rapper, compositor e músico Emicida, falou sobre sua trajetória profissional, desigualdades sociais e o papel da educação para a mudança do país.

Dando início ao encontro, o diretor regional do Senac-RS, José Paulo da Rosa, resgatou a importância do evento, que em 15 edições já figura como o mais tradicional encontro de educação profissional do Estado. “O brasileiro tem uma média de estudos de 7 anos, muito pouco tempo se comparado a países desenvolvidos. O nosso principal desafio, enquanto instituição que tem como foco a educação, é melhorar a qualidade de ensino do país. A educação profissional corrige parte das distorções da educação básica e, em menos tempo, permite que as pessoas estejam preparadas para os desafios do mundo do trabalho. Eventos como a Feira de Oportunidades são essenciais para avançarmos nas mudanças que o país precisa”, afirma o dirigente. 

Perspectivas de um país melhor

O bate-papo iniciou com o rapper Emicida falando sobre o momento delicado que o país atravessa. “Vivemos um momento de desesperança e incertezas. Não conseguimos dar passos sólidos se não entendermos onde precisamos repousar para seguir em frente. Nesse sentido, acredito que já deveríamos ter superado uma série de questões que não superamos enquanto sociedade. Vivemos um momento de angústia não só do jovem, mas de todo o povo brasileiro. Ainda convivemos com desigualdades constrangedoras: racial, de gênero e social. Todas elas se entrelaçam e fazem com que o país, que tem tanto potencial e riqueza, não realize mudanças significativas. Essas mudanças precisam ser de responsabilidade de todos, principalmente dos gestores, tanto do setor público, quanto privado. Esse momento vai passar e desejo que possamos encontrar um caminho melhor. Precisamos transcender as limitações do preconceito do nosso país”, destaca o músico.

Competências comportamentais para o século XXI

Sobre a era da informação, Emicida falou sobre o poder da internet e o quanto o filtro que é feito de tudo que vemos é importante para sabermos lidar com a informação da melhor forma possível. “A informação é o que nos dá a capacidade de estarmos antenados, fazer trocas e conversar com as mais diferentes pessoas. Contudo, a quantidade de informação que recebemos diariamente é muito maior do que conseguimos processar. Um dos diferenciais dos profissionais é a curadoria desse conteúdo e saber que tipo de informação devemos estar vinculados, se são informações sólidas, precisas e que farão sentido na nossa vida. Além disso, o profissional do século XXI precisa ter preocupação com a vida coletiva, pois tudo é troca. A coisa mais valiosa na era da informação são as histórias. Que isso seja uma das nossas prioridades: saber filtrar o que vemos e ouvimos e nos preocuparmos com quem está à nossa volta”, enfatiza.

O professor como agente transformador da sociedade

O músico, que atualmente atua como professor convidado no Centro de Estudos Sociais na Universidade de Coimbra, em Portugal, falou sobre seu papel como docente e o quanto uma professora foi essencial para o seu futuro.  “Quando eu era criança, eu não me relacionava com a escola de forma tradicional. Foi então que eu conheci uma professora chamada Rita de Cássia. Ela soube que eu gostava de história em quadrinhos e organizava tudo nesse formato, para eu estudar. Essa sensibilidade do professor, a preocupação com o coletivo, o fato de ser mais que uma mera engrenagem e saber que o docente é o agente transformador mais poderoso da sociedade, que faz a diferença na vida das pessoas. O papel do professor é central dentro da nossa sociedade, ele é o guardião do futuro das novas gerações, se ele estiver às traças todos estão e é por isso que temos que lutar, é disso que depende a nossa esperança”, destaca Emicida.

Ao fim do encontro, o rapper respondeu perguntas do público, que chegou a quase mil espectadores ao vivo. Ele falou sobre sua trajetória na música, como encara a vida ao superar todas as fases que passa como um jogo de videogame, o diferencial do profissional do século XXI e o Emicida do passado em comparação ao atual. “O Emicida do passado com certeza olharia para mim agora e agradeceria por eu nunca ter desistido em meio aos desafios, transformando a realidade que eu vivia e conseguindo chegar onde estou, sempre vendo as infinitas possibilidades de sermos quem queremos ser”, finaliza.

Feira de Oportunidades - FO21

A programação da Feira de Oportunidades 2021 está repleta de atividades gratuitas que serão conduzidas por especialistas em diversas áreas. Serão abordados temas como soft skills, marketing pessoal, programação neurolinguística, como tornar o LinkedIn mais atrativo, inteligência emocional, educação profissional e a importância de um segundo idioma. Todas voltadas para a qualificação profissional, desenvolvimento de habilidades e competências com muitas dicas práticas dos experts nos assuntos. 

A Feira de Oportunidades é o maior evento de capacitação do Estado. Já capacitou cerca de 800 mil pessoas. Realizada pela primeira vez no formato on-line, segue no objetivo de abrir um mundo de possibilidades para quem busca oportunidades no mercado de trabalho. A inscrição para as atividades, que acontecem até o dia 16 de setembro, pode ser realizada pelo site www.senacrs.com.br/fo


Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade para melhorar sua experiência em nossos sites e personalizar a entrega de conteúdo do seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.