Senac

Rio Grande do Sul

Escolha seu Curso

Notícia

06/10/2021

Alunos do RS estreiam na etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional

Alunos do RS estreiam na etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional

Foi dada a largada na etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional nesta quarta-feira, 6 de outubro. Até sábado (9), acontecem as provas das ocupações Cozinha, Estética e Bem-estar e Florista, e o Rio Grande do Sul participa da disputa nesta semana com dois competidores: Amanda Bittencourt, em Estética, e Thiago Bertuol, em Cozinha. Até 31 de outubro, outros representantes do Estado irão disputar em mais quatro ocupações: Fernando Casagrande, na ocupação Cabeleireiro; Larissa Vitória Apollo, em Cuidados de Saúde e Apoio Social; Chrystian Paiva, em Serviços de Restaurante, e Thaís Rozales Ribeiro, em Recepção de Hotel. 

Thiago realizou a primeira prova na manhã desta quarta-feira (6). Ele e os demais competidores tiveram 4 horas para preparar uma entrada quente com feijão e arroz. O competidor utilizou a criatividade e preparou um salteado de arroz e feijão com gelatina de vinagrete de laranja, purê de feijão refrito, arroz socarrat envolto em couve, massa e arroz cozida no vapor com recheio de purê de feijão, crocante frito de arroz, azeite de salsa e molho de beldroega, couve e laranja. Hoje era um módulo com muita produção, mas estou bem confiante, especialmente para os próximos dias”, declarou ele. Ao total, 10 estados competem nesta ocupação: BA, CE, DF, MG, MS, PR, RJ, RS, SC e SE. 
 
Já Amanda realizou as provas de Estética nos turnos manhã e tarde. Os primeiros desafios do dia foram realizar tratamento facial avançado em pele madura e spa relax-detox. Já à tarde as competidoras foram desafiadas a realizar uma maquiagem para o dia em pele madura, tintura de cílios e spa manicure. Nesta ocupação, Amanda compete com representantes do Ceará, Espírito Santo e Santa Catarina. 
 
Competições chancelam qualidade da educação do Senac-RS
A coordenadora técnica das Competições do Senac-RS, Lucieli Tubin, destaca a relevância que o projeto tem dentro da instituição, sendo uma forma de aprender com os melhores profissionais de outros estados e também de comparar a qualidade da educação. “Ao participarmos da disputa temos um referencial comparativo, aprendemos as melhores práticas realizadas pelos outros estados e levamos esse conhecimento aos nossos alunos por meio de capacitações técnicas realizadas com os docentes. Além disso, o Rio Grande do Sul adquire um reconhecimento participando do projeto, como um ‘selo de qualidade’ que demonstra o quanto nossos alunos estão preparados para os desafios profissionais. Afinal, nosso Estado já foi medalhista em diversas edições e o Brasil, atualmente, é o terceiro país do mundo em educação profissional na WorldSkills”, salienta.
 
A etapa nacional Competições Senac de Educação Profissional reúne 47 estudantes de 20 estados brasileiros, mais o Distrito Federal. Os vencedores representarão o País na WorldSkills Shanghai 2022 – a maior competição de educação profissional do mundo, que acontece entre 12 e 17 de outubro do próximo ano. 
 
Como funcionam as Competições Senac de Educação Profissional 
As Competições Senac de Educação Profissional são compostas por três etapas: escolar, regional e nacional. As etapas funcionam como uma seletiva, ou seja, os vencedores da etapa escolar encontram-se na estadual; os medalhistas da estadual representam o RS na etapa brasileira; os primeiros colocados em cada ocupação nesta etapa nacional representam o Brasil na WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo. 
 
Já a WorldSkills reúne competidores em mais de 50 skills (habilidades vocacionais). O Senac entra na disputa internacional com as “ocupações” relacionadas ao Comércio, sendo que cada ocupação pode ter alunos de diferentes cursos, mas relacionados à área. Por exemplo, na ocupação Estética e Bem-Estar podem participar alunos do Técnico em Estética e de outros cursos da Beleza como Manicure e Pedicure, Maquiador, etc.  Já o Senai participa da WorldSkills nas ocupações relacionadas à Indústria, como Funilaria Automotiva, Soldagem, Robótica Móvel. Juntos, os alunos do Senai e do Senac formam a delegação brasileira no mundial das profissões. 
 
 
 
Representantes do RS na etapa nacional das Competições
Cabeleireiro: Fernando Belle Casagrande (Senac Bento Gonçalves)
Cozinha: Thiago Bertuol (Senac Pelotas)
Cuidados de Saúde e Apoio Social: Larissa Vitória Apollo (Senac São Leopoldo)
Estética e Bem-Estar: Amanda Bittencourt Ribeiro Póvoa (Senac Camaquã)
Recepção de Hotel: Thaís Rozales Ribeiro (Faculdade Senac POA)
Serviços de Restaurante: Chrystian Bagiston Paiva (Senac Bento Gonçalves)
 
Semana 1 | Provas de Cozinha, Estética e Bem-Estar e Florista
Provas: 6 a 9 de outubro
Premiação: 10 de outubro, 9h30
 
Estados participantes: 
Cozinha: BA, CE, DF, MG, MS, PR, RJ, RS, SC e SE
Estética e Bem-Estar: CE, ES, RS e SC
Florista: AM e SC
 
Semana 2 | Cabeleireiro e Recepção de Hotel
Provas: 20 a 23 de outubro
Premiação: 24 de outubro, às 9h30
 
Estados participantes: 
Cabeleireiro: AM, CE, DF, ES, MG, PB, PE, RJ, RS, SC e SE
Recepção de Hotel: AL, RJ, RS e SC
 
Semana 3 | Cuidados de Saúde e Apoio Social e Serviços de Restaurante
Provas: 27 a 30 de outubro
Premiação: 31 de outubro, 9h30
 
Estados participantes: 
Cuidados de Saúde e Apoio Social:  AP, DF, ES, MG, PA, PR, RS e SC
Serviços de Restaurante: BA, CE, ES, MA, MG, MS, PA, PE, RS e SC
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade para melhorar sua experiência em nossos sites e personalizar a entrega de conteúdo do seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.