Senac

Rio Grande do Sul

Escolha seu Curso

Notícia

07/10/2021

Educação: coletiva de imprensa oferece prévia de tema do Experience Senac 2021

Educação: coletiva de imprensa oferece prévia de tema do Experience Senac 2021

 No debate das constantes e rápidas mudanças no mundo, a educação aparece como uma das mais complexas no espaço de reflexões dentro da sociedade. Este foi o tema de lançamento do evento exclusivo sobre o Experience Senac 2021 para a imprensa e convidados nesta quinta-feira, 7 de outubro, às 14h. O encontro contou com participação do diretor regional do Sesc e Senac-RS, José Paulo da Rosa, e do ex-vice-presidente de Desenvolvimento Global & Comunicação do Instituto Ayrton Senna e atual vice-presidente de Relações Institucionais da Associação Nacional de Educação Básica Híbrida (ANEBHI), Emilio Munaro. A transmissão on-line foi realizada pelo canal no YouTube do Senac-RS.   

Na abertura da coletiva, o diretor José Paulo da Rosa mencionou a programação do Experience Senac — que acontecerá de 13 a 15 de outubro, sempre às 19h, também pelo YouTube da instituição —  antecipando os principais assuntos que serão debatidos durante os três dias de evento gratuito, com o tema: a educação é plural; a educação é flexível; a educação é inclusiva. "São grandes nomes da educação que certamente discutirão o tema num momento extremamente relevante. O Brasil ainda carece de uma educação de qualidade, especialmente com a pandemia, que potencializou nossos problemas", ressaltou o diretor.   

Depois de uma breve apresentação profissional, Emilio Munaro cumprimentou a todos os presentes e contextualizou o que será apresentado na sua participação no dia 13 de outubro, às 19h, com a webpalestra "A educação é plural. Como a educação pode impactar positivamente o aprendizado em uma sociedade plural?", que também contará com a presença do diretor José Paulo da Rosa e da coordenadora do Setor de Educação UNESCO, Maria Rebeca Otero Gomes. "Como é que todas essas coisas, que estão acontecendo ao mesmo tempo, podem servir de insumos para uma reflexão coletiva sobre os impactos que a educação sofre em virtude desse desenvolvimento humano tão exacerbado, principalmente após a pandemia? É isso que pretendo trazer", explicou.   

Logo após, os dois palestrantes falaram sobre países que melhoraram a qualidade da educação e, consequentemente, obtiveram avanços culturais e econômicos. Munaro contou que visita de três a cinco países por ano, de forma antropológica, totalizando 111 já visitados. Em especial, mencionaram a qualidade na educação de Singapura, que realizou com êxito uma reforma educacional nos últimos 40 anos, e a Coréia do Sul, que também desenvolveu a sua arquitetura e, com o filme Parasita, venceu quatro prêmios do Oscar 2020.   

Por fim, os participantes da transmissão fizeram perguntas sobre os principais fatores que levaram a melhora na educação de Singapura, como desenvolver as soft skills, a participação dos governos nestes avanços da educação e a relação de educação e desenvolvimento econômico. A coletiva contou com a presença de diversos órgãos da imprensa de todo o Rio Grande do Sul.     

Confira abaixo a programação completa do Experience Senac 2021:    

13/10 - das 19h às 20h - A educação é plural. Como a educação pode impactar positivamente o aprendizado em uma sociedade plural?    

Palestrantes:    

Emílio Munaro, ex-vice-presidente de Desenvolvimento Global & Comunicação do Instituto Ayrton Senna.    

Maria Rebeca Otero Gomes, coordenadora do Setor de Educação UNESCO, representante no  Brasil.  

José Paulo da Rosa, doutor em educação, especialista em Engenharia de Produção e Gestão de Escola Técnica, e graduado em Administração de Empresas. Também é diretor regional do Sesc e Senac-RS.     

  

14/10 - das 19h às 20h - A educação é flexível. Será que estamos preparados?    

Palestrantes:    

Jorge Audy, mestre em Gestão da Informação, MBAs na escola Politécnica e escola de Negócios da PUCRS, professor na PUCRS, Consultor DBServer, Instrutor Sputnik e autor dos livros - " Jogos e Workshops sobre Toolbox 360° e Jogos 360°".  

Gustavo Borba, diretor do Instituto para Inovação na Educação da Unisinos. Doutor e mestre em Engenharia de Produção.     

Luiz Carlos Filho, diretor da Escola de Engenharia da UFRGS e diretor de Inovação e coordenador do Pacto de Inovação de Porto Alegre (PACTO ALEGRE). 

Ariel Berti, doutorando em Design Estratégico, mestre em Administração com Ênfase em Estratégia, palestrante e professor de pós-graduação nos temas Estratégia, Design Estratégico, Sustentabilidade e Ética. Além disso, é gerente de Educação do Senac-RS.    

  

15/10 - das 19h às 20h - A educação é inclusiva. Como a educação vem operando em cenários de desigualdades onde as necessidades básicas de aprendizagem ainda são escassas?    

Palestrantes:    

Gustavo Reis, professor, por vocação e por ofício, é bacharel em Ciência da Computação pela UFRGS e mestre em Design Estratégico pela Unisinos.    

Cláudia Costin, diretora Sênior para Educação no Banco Mundial e fundadora e diretora do  Centro de Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas, RJ.   

 

Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade para melhorar sua experiência em nossos sites e personalizar a entrega de conteúdo do seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.