Senac

Rio Grande do Sul

Escolha seu Curso

Notícia

18/10/2021

Jovem Aprendiz: Senac Passo Fundo participa de evento que busca inserção de jovens no mercado de trabalho

Jovem Aprendiz: Senac Passo Fundo participa de evento que busca inserção de jovens no mercado de trabalho

 Há uma lei no Brasil chamada de Lei da Aprendizagem e, de acordo com ela, todas as empresas de médio e grande porte devem contratar um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários cujas funções exijam formação profissional. Dessa forma, as empresas respondem pelo processo seletivo do estudante. Sabendo dessa importância, no dia 14 de novembro, o Senac Passo Fundo participará da 2ª edição do Café com Emprego no Clube Juvenil. Promovido pela Prefeitura Municipal, a iniciativa objetiva aproximar empresários, entidades e setores produtivos de jovens aprendizes que buscam inserção no mercado de trabalho. 

É por meio do Programa de Aprendizagem Comercial, também conhecido como Jovem Aprendiz, que o Senac promove a inserção de jovens com idade de 14 a 24 anos no mercado de trabalho. A empresa contrata o Jovem Aprendiz e o inscreve no Senac. A partir daí ele alterna jornadas na escola de educação básica, nas unidades do Senac e na empresa. O programa contempla um conjunto de ocupações, propiciando aos aprendizes competências voltadas à profissionalização e cidadania, a partir da compreensão das características do mundo profissional e de seus fundamentos técnico-científicos. 

Para o orientador de educação profissional do Senac Passo Fundo, Samuel Carminatti, o Programa oferece a chance de entrar no mundo profissional de maneira amparada por entidades sólidas e profissionais capacitados, capazes de entender a realidade de cada jovem. Cada aprendiz tem a real oportunidade de poder solucionar problemas reais, de acordo com a realidade de cada empresa. “Além de proporcionar a muitos jovens de família de baixa renda ajuda no orçamento de casa, pois o trabalho é remunerado, o jovem passa a se sentir amparado, através da metodologia, para as reais situações da vida adulta, tanto no âmbito pessoal como profissional”, comenta. 

De acordo com o orientador, é muito importante que as empresas tenham a consciência das vantagens ao contarem com os estudantes do Programa Jovem Aprendiz em sua equipe. “Não só proporcionam uma função social e econômica muito relevante dentro do contexto social do município, mas também contarão com o apoio de entidades competentes, como o Senac, para lidarem com os mais diferentes tipos de situação da rotina de uma corporação”. 

O Café com Emprego é uma realização da Prefeitura de Passo Fundo e contará com o apoio institucional das entidades de classe como a CDL, Sindilojas, Fecomércio-RS/Sesc/Senac, ACISA, Sinduscon, Sindigênero, Sindvest, CIEE e a agência do FGTAS/Sine, além da parceria com diversas empresas que têm vagas abertas em seus quadros. 

“Eventos como este são essenciais para reduzir a distância entre as empresas, que têm demandas crescentes, e os jovens, que estão cada vez mais entusiasmados para sanar essas demandas. Elas exercem funções nos âmbitos individuais, pois auxiliam os jovens a se colocarem no mercado de trabalho; sociais, pois a medida que os jovens estiverem inseridos no mundo profissional por meio do Programa, são incentivados a se manterem na escola; e econômico, pois há incentivo ao emprego e à renda”, finaliza Samuel. 

 

Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade para melhorar sua experiência em nossos sites e personalizar a entrega de conteúdo do seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.